Início Notícias “Não é o só o Defender!” Chegou o fim da ‘Pequena’ Suzuki Omni

“Não é o só o Defender!” Chegou o fim da ‘Pequena’ Suzuki Omni

“Não é o só o Defender!” Chegou o fim da ‘Pequena’ Suzuki Omni
0
0

 “Adeus fiel companheira!”

A extinção, a amarga realidade da modernização. Temos visto casos como esses ao longo dos anos, nos últimos vimos o Land Rover Defender se despedir, para ser trocado por algo mais moderno (e possivelmente não tão capaz), também da terra de sua majestade, a Morgan mostrou novo chassis e motor turbo. Esses, são pequenos exemplos de automóveis que tentarem ser fieis a si próprios até ser possível.

Mas, temos mais um caso, não tão conhecido, mas que tem o seu valor, o Suzuki Omni, um verdadeiro sucesso da India, um verdadeiro “burro de carga”, cá, foi mais conhecida pela série de comédia “Fura Vidas”, que contava com Ivo Canelas, Miguel Guilherme e Canto e Casto como protagonistas, para além da sua fiel Suzuki azul!

Mas, o que era a Suzuki Omni?

Era uma versão revista da sétima geração da Suzuki Carry, que foi originalmente introduzida no mercado em 1979 (na India só chegou em 1984) e era movida por um pequeno motor de 800cc, vindo do Maruti 800.

Mas agora, chegou o “fim da linha” para a Omni, devido a questões de segurança. Sim, para ser cancelada a produção na India devido a segurança, imagine-se o que deve de ser…

Isto porque desde o dia 1 de Abril, o ABS passou a ser obrigatório em todos os carros novos vendidos na India, para além de no próximo mês de Julho, passar a ser também mandatório o Airbag para o condutor, de forma a garantir os “mínimos olímpicos” nos testes de colisão mais restritos que serão implementados em Outubro.

A recordista:

Desde 1984, foram vendidas mais de 16 milhões de Suzuki Omni, seja na India, seja no Paquistão. 16 milhões! Muitas são usadas como ambulâncias ou táxis de oito lugares, uma grande ajuda para uma população com dificuldades, nas áreas mais remotas.

Esta “guerreira” termina a sua viagem agora. A Maruti Suzuki não vai desenvolver mais um restyling (até porque isso não seria rentável), para isso vai optar por “usar todas as fichas” na Eeco, uma carrinha baseada na décima geração da Suzuki Carry de 1999…

Basicamente, vai dar ao mesmo, e daqui a uns anos estaremos a falar dela!

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!