Home Ensaios Mazda3 1.5 SkyActiv-D

Mazda3 1.5 SkyActiv-D

Mazda3 1.5 SkyActiv-D
0
0

“Já não era sem tempo”

Na altura em que ensaiámos o Mazda 3, pouco tempo depois do seu lançamento, tecemos largos elogios ao seu design, quer exterior, quer interior, ao seu espaço quer para os passageiros, quer para as bagagens, bem como à sua condução que se preocupa com o condutor. Mas também notámos que o único motor disponível, o 1.5 a gasolina de 100cv, lhe iria tornar a vida complicada. Isto porque o único diesel disponível era o 2.2 que equipa o Mazda3, e a Mazda nem optou por o disponibilizar para o nosso país, devido à enorme carga fiscal que se iria abater sobre o preço final.

Por isso, o Mazda 3 renasce e ganha uma nova vida. Depois do Mazda 2 e do CX-3, é a vez do modelo do segmento C ganhar o motor 1.5 SkyActiv-D de 105cv, bastante elástico e poupado, vamos conhece-lo…

De maneira a refrescar a memória, podemos novamente apreciar no exterior o design KODO, dinâmico e de bom gosto, com a frente a exibir a grelha de grandes dimensões, enquanto a lateral têm a superfície vidrada ascendente na linha de cintura elevada, tudo terminando numa traseira bem conseguida com um grupo óptico rasgado. Aqui são importantes dois pontos, primeiro a pintura Soul Red, uma das maravilhas da Mazda e a outra são as jantes de 18” que lhe conferem uma imagem bem mais composta.

O interior continua agradável, direcionado para o condutor, de linhas simples e com comandos intuitivos, exemplo do sistema de infotenimento touch, que pode também ser controlado pelo joystick na consola central, ideal para as pessoas que têm pavor a dedadas!

Os bancos são confortáveis e o posto de condução ideal, graças às amplas regulações quer do banco, quer da coluna de direcção.

O motor diesel depois de ligado, revela-se bastante silencioso graças ao trabalho feito pela marca na insonorização, transmitindo também pouca vibração para o habitáculo e por sua vez para os ocupantes. Os comandos são tipicamente Mazda, com um peso correto, a pedaleira bem ajustada e a caixa manual são parceiras ideais para explorar da melhor maneira este diesel, que mesmo contando relações longas, consegue ter prestações aceitáveis, graças ao binário de 270Nm logo disponível as 1600rpm, o que facilita as recuperações e as ultrapassagens, transmitindo confiança ao condutor, bem como devido à sua direcção comunicativa que ajuda no resto da tarefa de condução, sendo facil de inserir o Mazda3 em curva, com a suspensão a absorver bem as irregularidades do piso, sem penalizar o conforto dos passageiros.

Esses cotam tal como na frente, com um bom espaço para as pernas, embora que o do meio seja sacrificado devido ao túnel de transmissão algo elevado, como já é habitual. A bagageira conta com uns muito aceitáveis 364l de capacidade.

O equipamento de série completo é outra das vantagens do Mazda3, a viatura ensaiada conta com nível de equipamento Excellence Navi, que conta tal como o nome indica com o sistema de navegação, mas também com os faróis bi-xenon, cruise-control com limitador de velocidade, keyless go, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, e ainda com o sistema de audio da Bose, o head-up display que nos projecta as informações essenciais directamente no vidro e o assistente de travagem em cidade, tudo por um preço abaixo da barreira psicológica dos 30 mil euros!

Por isso, o Mazda3 é agora, mais do que nunca, uma proposta válida, que conta com um propulsor à altura das nossas realidades, eficaz e eficiente. O design inspirado, um interior bem construído e espaçoso ajuda no processo de escolha, bem como a condução que consegue entusiasmar, mesmo sendo este um automóvel familiar.

Mazda 3 SkyActiv-D 105 MT Excellence Pack HT Navi 

Especificações:

Potência – 105cv às 4000rpm
Binário – 270Nm às 1600rpm
Consumo anunciado (Medido) – 3,8l/100km (5,1l/100km)

Preços:
Preço base Mazda 3 Diesel: 24.358€
Preço da unidade ensaiada: 29.724€

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!