Início Ensaios Lexus GS300h Executive

Lexus GS300h Executive

Lexus GS300h Executive
0
0

“Luxo Japonês” 

Pense num automóvel, mais precisamente numa berlina de luxo. Quase que consigo adivinhar que na sua mente estará a projectar um automóvel alemão, ou então se for mais tradicional, um inglês ou sueco. Mas e japonês, não lhe ocorreu?

Acredito que não, mas espero que este ensaio o(a) faça, pelo menos, equacionar este automóvel made in Japan da próxima vez que lhe pedirem para pensar novamente sobre este assunto.

O Lexus GS300h é a porta de entrada deste modelo que concorre no temível segmento dos grandes familiares, democratizado pelos alemães e ameaçado pelos ingleses. Mas o Lexus vale-se de outros atributos para se destacar do resto da multidão.

A começar pelo seu estilo, elegante, mas moderno, com elementos tipicamente japoneses. É uma linha “hi-tech”, com ângulos e traços bem vincados, observáveis nos faróis dianteiros e na generosa grelha dianteira. A linha de cintura alta, rematada por uma faixa cromada embeleza os quase 5 metros deste distinto automóvel. As jantes possuem um desenho desportivo e elegante em igual proporção, atributo também partilhado com o interior

Ao abrirmos a porta chegamos a um nível diferente de luxo, a uma perfeição que é sentida em cada detalhe, perceptível em cada toque, onde a qualidade é palavra de ordem. Não existe nenhum elemento que se destaque, estando o interior do Lexus em equilíbrio. A provar que por vezes “menos é mais”, a simplicidade e harmonia das formas do habitáculo deste Lexus torna-se cativante, desde o clássico relógio analógico, até à pele macia que reveste grande parte do interior.

Com a chave no bolso, carregamos no Start. O banco aproxima-se dos pedais ao mesmo tempo que o volante nos cai graciosamente nas mãos, oferecendo a posição ideal de condução. Acende-se o Lexus Media Display de 12,3” ao centro e ouve-se apito, suave, a demonstrar que o GS300h está ligado, mas faz-se silêncio…

Locomovido pela tecnologia Lexus Hybrid Drive de segunda geração, que junta um motor 4 cilindros em linha e 2.5 litros de capacidade com um motor eléctrico de alto desempenho, estes funcionam perfeitamente em conjunto, oferecendo viagens calmas e com uma enorme suavidade, demonstrado pelo arranque em modo totalmente eléctrico.

Com três modos de condução (Eco, Normal e Sport), o Lexus GS300h consegue-se adaptar a qualquer situação. Optamos por começar a circular com o modo ECO e o conforto de rolamento é simplesmente delicioso, as fissuras e buracos do asfalto são absorvidas quase de forma mágica, ao mesmo tempo que o silêncio a bordo dá apenas espaço à música escolhida através do “rato” no meio da consola, solução inteligente e muito prática a fazer com que os olhos não saiam da estrada.

A direcção é directa e informativa, não dando ao condutor a sensação de estar a conduzir um automóvel com o tamanho que está a dirigir realmente. A caixa de variação continua a ser mais uma vez a escolha indicada para este tipo de propulsor, com uma entrega de potência suave e que lida muito bem com os seus ciclos de funcionamento.

Outra das grandes vantagens do Lexus GS300h vem precisamente daí, dos ciclos de funcionamento do sistema híbrido, que graças à travagem regenerativa, utiliza a energia cinética que de outro modo seria perdida, para através de um alternador a converter em energia eléctrica, sendo depois armazenada na bateria para ser usada no modo eléctrico (EV) ou nas acelerações mais vigorosas.

E é fácil dar por nós a circular sem gastar um pouco de combustível fóssil, daí os fantásticos valores de consumo, dignos de um citadino. Temos de lembrar que são quase cinco metros e quatro verdadeiros lugares (o do meio está obstruído pelo alto túnel de transmissão).

No modo Sport, o conta-rotações aparece, e ai tudo se junta para a máxima performance. Altura ideal para usar as patilhas de selecção por detrás do volante, simulando esta CVT numa caixa de seis velocidades. A capacidade de resposta efectivamente sobe, mas dei por mim a rodar o botão de novo para o ECO, a por uma musica calma e a desfrutar deste autêntico “Lounge Japonês” o máximo de quilómetros possíveis…

Lexus GS300h Executive+ 

Especificações:

Potência – 223cv às 6000rpm (Motor Eléctrico: 221kW e 300Nm)
Binário – 221Nm às 4200-5400rpm
Consumo Anúnciado (Medido) – 4,5l/100km (6,0l/100km)

Preços:
Preço Base GS300h: 54.850 €
Preço da versão ensaiada: 59.400€

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!