Início Mercado KIA aumenta a sua gama com a oferta Plug-in Hybrid

KIA aumenta a sua gama com a oferta Plug-in Hybrid

KIA aumenta a sua gama com a oferta Plug-in Hybrid
0
0

“Novos Optima Sportswagon e Niro Plug-in Hybrid”

A Kia acaba de lançar no nosso mercado, dois novos modelos, desta vez, não são totalmente novos, mas sim variantes de modelos já existentes. Trata-se do novo Optima Sportswagon Plug-in Hybrid e Niro Plug-in Hybrid, duas novas versões que se juntam a uma das mais completas gamas do mercado nacional.

A marca, já tem uma grande preocupação no que toca aos veículos mais ecológicos, tendo já outras propostas como o Niro Hybrid, já testado por nós, bem como o Soul EV e o Optima sedan Plug-in Hybrid.

Mas vamos conhecer estas duas propostas com um maior detalhe:

O novo Kia Niro Plug-in Hybrid traz consigo uma proposta muito interessante, já que conta com a versatilidade de um SUV aliada aos benefícios do sistema plug-in, ou seja, máxima versatilidade combinada com máxima eficiência de consumos e emissões muito baixas.

Dotado de uma solução híbrida plug-in inteiramente nova, o Kia Niro Plug-in Hybrid chega a Portugal com o preço de lançamento de 37 240€ e um leque de equipamento especialmente completo e onde se inclui a caixa automática de dupla embraiagem de 6 velocidades – uma proposta única neste segmento, ao invés do uso da transmissão CVT (variação contínua) que é habitual nesta classe de veículos.

O Niro Plug-in apresenta, ainda, outros pontos a favor, ao ter um equipamento acima da media neste segmento como é o caso dos bancos em tecido e pele, sistema de navegação, bluetooth, carregador de telefone wireless, câmara traseira de auxilio do estacionamento, sensores de chuva, chave inteligente, ajuste eléctrico e lombar do banco do condutor, entre muitos outros.

O Niro oferece ainda, tal como todos os outros modelos da gama, a garantia de 7 anos/150 000 km. Em opção, está ainda disponível, o pack safety (Travagem Autónoma de Emergência + Cruise control Adaptativo + Detector de Angulo Morto + Alerta Tráfego Retaguarda).

A nova plataforma do Niro foi concebida à parte da restante gama Kia, num projeto totalmente focado na especificidade das tecnologias “amigas” do ambiente. A unidade Plug-In do Niro combina o económico motor a gasolina 1.6 GDI, de injeção direta, com uma bateria de polímeros de iões de lítio de 8,9 kWh de alta capacidade. O membro mais recente da família de crossovers híbridos da Kia reduz substancialmente as emissões em relação ao mais convencional Niro híbrido – as emissões de CO2 baixam para apenas 29 g/km (ciclo NEDC). Em modo elétrico, com emissões zero, a autonomia é de 58 quilómetros.

Já o novo Kia Optima Sportswagon Plug-in Hybrid combina a versatilidade do Optima Sportswagon convencional com a elevada eficiência da motorização Plug-in. Esta nova versão é comercializada com o preço de lançamento final de 43 750€, valor que oferece tal como o Niro, um vasto equipamento, bem como a garantia de 7 anos/150 000 km.

Oferecendo um espaço de carga de 440 litros, a Optima Sportswagon PHEV apresenta uma autonomia de 62 km (ciclo NEDC) em modo elétrico, um valor que o coloca entre os líderes do segmento D. Oferece ainda as emissões mais baixas da sua classe – 33 g/km de CO2 (combinado, NEDC) –, que garantem elevada versatilidade e baixos custos, tanto para clientes particulares como para empresas.

O Optima Sportswagon Plug-in Hybrid é alimentado por uma bateria de polímero de iões de lítio de 11,26 kWh “ligada” a um motor elétrico de 50 kW. O grupo motopropulsor conta igualmente com o motor GDI de 2,0 litros e 4 cilindros, que debita 156 cv de potência e 189 Nm de binário. A forma de conjugação deste bloco com o motor elétrico permite que o veículo funcione em modo de conservação da carga quando a bateria fica descarregada. A potência total do conjunto é de 205 cv às 6000 rpm, com a utilização do motor elétrico a contribuir para a resposta imediata do motor de combustão às solicitações do acelerador.

Para João Seabra, diretor-geral da marca em Portugal, sublinha que a chegada destes novos modelos fazem parte de uma realidade da marca a nível mundial: “Os novos veículos amigos do ambiente contribuem para que a Kia continue no bom caminho para o seu objetivo de reduzir em 25% o consumo médio da frota até 2020, relativamente aos valores de 2014”. 

“Prevê-se que as vendas anuais de plug-in híbridos na Europa cresçam para mais de 600 000 unidades até ao final de 2023 e, em Portugal, reconhecemos igualmente um potencial muito elevado”, explica João Seabra, destacando o Optima Sportswagon Plug-in Hybrid como sendo “especialmente adequado para frotas” e o Niro Plug-in Hybrid “por ser uma proposta única no mercado, ao combinar a racionalidade de um plug-in híbrido com a emoção e a versatilidade do estilo crossover”.

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!