Início Notícias Conhece o novo Jeep Compass em detalhe

Conhece o novo Jeep Compass em detalhe

Conhece o novo Jeep Compass em detalhe
0
0

“Peça Importante do Puzzle”

O novo Jeep Compass foi apresentado no nosso País, e a marca diz-nos que reúne a lendária capacidade para a condução todo-o-terreno da marca, com design atual e genuinamente Jeep. A isso, junta uma boa dinâmica de condução em estrada, bem como uma gama completa de tecnologias de segurança.

Este modelo revela-se uma importante adição à gama Jeep, que permitirá à marca Americana competir no segmento dos SUV Compactos, aquele que se prevê que venha a atingir, até 2020, um total de 7,5 milhões, um aumento aproximado de 20%- Na Europa, este segmento conta com uma venda anual de 1,6 milhões de automoveis/ano, em 2020, esse número vai ultrapassar os 2 milhões.

Para os clientes europeus, o novo Compass disponibilizará dois motores a gasolina e três motores diesel, num total de oito combinações motor/transmissão e quatro configurações diferentes: Sport, Longitude, Limited e Trailhawk, a versão “Trail Rated” e a mais adaptada ao todo-o-terreno, graças às suas funcionalidades de série especificamente concebidas para clientes que exigem apenas o melhor desempenho fora da estrada.

O novo SUV compacto da marca é imediatamente reconhecível como sendo um Jeep, graças aos seus traços de design característicos da marca, como a grelha de sete entradas e as cavas das rodas, com um formato trapezoidal. As molduras dos faróis LED com contorno negro acrescentam personalidade e atitude à dianteira do novo Jeep Compass.

A conjugação entre a linha esguia do tejadilho, e os guarda-lamas pronunciados contribui para a criação de um perfil com alma.  Uma das características em destaque na traseira do Compass são as luzes LED com uma forma rectangular. que fluem através da porta traseira e criam uma presença imponente e requintada, tornando o Jeep Compass imediatamente reconhecível à distância.

O novo Jeep Compass tem à sua disposição um total de sete jantes, podendo ser equipado com pneus de 16″ (montados de série nas versões Sport e Longitude), 17″ (de série nas versões Trailhawk e Limited, sendo opcionais na versão Longitude) e 18″ ou 19″ (ambos como opção na versão Limited), para aumentar a personalização, o Compass está disponível em 11 cores exteriores.

O design interior do novo Jeep Compass recorre a materiais mais nobres e novas tecnologias.

A moldura trapezoidal da instrumentação da consola central apresenta as linhas características da Jeep, e a sua cor e acabamentos complementam o design interior. Este conjunto de instrumentos aloja o ecrã tátil de 5,0, 7,0 ou 8,4 polegadas do sistema Uconnect. A consola central integra ainda os equipamentos funcionais do Jeep Compass, incluindo a seleção das velocidades, comandos do sistema Selec-Terrain, travão de estacionamento elétrico, comandos do sistema Stop-Start (ESS), botões do ar condicionado, de controlo do volume e portas de ligação e carregamento para dispositivos multimédia de fácil acesso, situadas no interior do compartimento de arrumação.

O painel de instrumentos do condutor beneficia de um ecrã LED de 3,5 ou 7 polegadas para apresentação de dados mais importante para a condução. O ecrã a cores de 7 polegadas exibe informações que podem ser configuradas pelo condutor (para um acesso mais fácil durante a condução) e faz parte do equipamento de série das versões Limited e Trailhawk.

As versões Limited e Trailhawk estão equipadas com o Uconnect 8.4 NAV com Jeep Skills. Esta aplicação, fácil de usar, fornece parâmetros específicos da condução todo-o-terreno que permitem ao condutor monitorizar o seu desempenho em trilhos fora de estrada.

A “arquitetura reduzida e ampla” da FCA, uma suspensão totalmente independente, o sistema de atenuação das oscilações da suspensão dianteira e traseira (exclusivo no seu segmento) e a direção assistida de precisão conjugam-se para obter uma boa dinâmica de condução em estrada que o novo Jeep Compass assegura aos seus condutores. O Compass beneficia ainda de uma base rígida, onde a estrutura superior da carroçaria e o chassis são unitários, obtendo-se assim uma estrutura global mais resistente e com melhor distribuição da massa.

A boa aptidão para o todo-o-terreno, é devida a dois sistemas inteligentes de tração integral permanente: o Jeep Active Drive e o Jeep Active Drive Low, tendo este último uma relação de transmissão de 20:1. Ambos conseguem transmitir a totalidade do binário disponível a qualquer uma das rodas, sempre que necessário. Os sistemas de tração integral Jeep Active Drive e Active Drive Low incluem o Jeep Selec-Terrain, que conta com um máximo de cinco modos – Auto, Snow (neve), Sand (areia), Mud (lama) e Rock (rocha), este último exclusivo da versão Trailhawk –, para melhor desempenho em qualquer piso (dentro ou fora da estrada) e sob quaisquer condições climatéricas.

O Compass permite desligar a tração no eixo traseiro e conta com uma unidade de transferência de potência (PTU) que permite uma redução dos consumos em modelos 4×4. Os sistemas Jeep Active Drive e Active Drive Low entram imediatamente em ação sempre que é necessária a tração integral. Todas as versões 4×4 deste modelo estão também equipadas com a função “Lock”, que bloqueia permanentemente a tração integral e pode ser selecionada pelo condutor através de um botão específico presente no comando rotativo do Select Terrain.

A versão Trailhawk apresenta uma distância ao solo de até 216 mm (aumentada em quase 2,5 cm), placas de proteção da parte inferior da carroçaria, gancho de reboque traseiro vermelho (o gancho de reboque dianteiro existe nas versões Trailhawk disponíveis em alguns mercados fora da EU, como a Rússia e o Médio Oriente), partes dianteiras e traseira exclusivas (que permitem ângulos de ataque, ventral e de saída de 30°, 24,4° e 33,6°, respetivamente) e pneus todo-o-terreno de 17″.

De forma a satisfazer todas as necessidades dos clientes, o novo Jeep Compass disponibiliza oito combinações motor/transmissão, incluindo dois motores a gasolina, três diesel e duas caixas de velocidades, automática de 9 velocidades e manual de 6 velocidades.

A oferta de motores a gasolina é composta pelo MultiAir2 Turbo de 1,4 l (com sistema Stop&Start e capaz de debitar 140 cv às 5000 rpm e 230 Nm de binário às 1750 rpm, conjugado com uma caixa manual de 6 velocidades e tração 4×2) e o MultiAir2 Turbo de 1,4 l (com 170 cv às 5500 rpm e 250 Nm de binário às 2500 rpm, acoplado a uma caixa automática de 9 velocidades e com tração 4×4).

A gama de motores diesel conta com o eficiente MultiJet II de 1,6 l com Stop&Start, 120 cv às 3750 rpm e 320 Nm de binário às 1750 rpm, equipado com caixa manual de 6 velocidades e tração 4×2, e o MultiJet II de 2,0 l com Stop&Start, capaz de debitar 140 cv às 4000 rpm (quando acoplado à caixa automática de 9 velocidades) e 140 cv às 3750 rpm (acoplado à caixa manual de 6 velocidades), ambos produzindo 350 Nm de binário às 1750 rpm e com tração 4×4.

Uma versão mais potente do motor MultiJet II 2,0 l com Stop&Start – capaz de debitar 170 cv de potência quando conjugado com a caixa automática de 9 velocidades e tração 4×4 (incluindo o modo “low range”, específico da versão Trailhawk).

Não disponível no nosso país está o motor a gasolina Tigershark de 2,4 l, com MultiAir2, 184 cv às 6400 rpm e 237 Nm de binário, que sera vendido nos mercados fora da UE (Rússia, África e Médio Oriente), que também podem usufruir de uma versão menos potente (150 cv), sendo ambas equipadas com uma caixa automática de 9 velocidades e tração 4×4.

Quanto a preços, ainda não são conhecidos, o Jeep Compass deverá chegar aos concessionários depois do verão.

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!

Deixar uma resposta