Home Ensaios Honda Jazz 1.3 i-VTEC Elegance

Honda Jazz 1.3 i-VTEC Elegance

Honda Jazz 1.3 i-VTEC Elegance
0
0

“Funcional e despreocupado”

Domingo é o dia no qual muitos optam por descansar, não ter horários, andar descontraído e passar o tempo em família… É um escape, uma folga do resto da semana, agitada e cheia de obrigações e compromissos…

Mas, e se houvesse um equilíbrio entre estes dois pólos? Um automóvel que consegue ser o companheiro ideal para a correria semanal e dar ao mesmo tempo uma sensação de descontracção?

A resposta vem do Japão e entrou agora na sua terceira geração. O seu nome europeu é decalcado de um estilo de música e é a proposta da Honda para o trânsito dos tempos modernos!

O Honda Jazz surgiu em 2002 e como uma proposta irreverente, sendo um dos primeiros utilitários em formato de mini-monovolume, que o tornava bastante mais espaçoso que o que as suas diminutas dimensões exteriores deixavam antever.  A segunda geração tornou-o mais cuidado, mantendo o espaço interior referencial.

A terceira geração tem a difícil tarefa de igualar os seus antecessores, ainda para mais numa altura em que os mini-monovolumes (sub-segmento inaugurado pelo Jazz) começam a ser substituídos pelos crossovers urbanos, cada vez mais populares.

E o que o Jazz traz para batalhar neste implacável segmento B? O mesmo: espaço, muito espaço!

Exteriormente, continua a ser compacto, perdendo muitas da suas linhas mais arredondadas em favor de novas mais angulares e desportivas, ainda para mais nesta versão Elegance, a mais equipada.

A frente ganha a grelha ao novo estilo da marca, unida com os faróis alongados e rematada pelo para-choques de visual mais desportivo, com as luzes diurnas LED a assumirem uma posição vertical. O capot curto, imagem de marca do modelo, continua. Na lateral, o Jazz não desilude, com a linha de cintura ascendente e os vincos da carroçaria a darem o dinamismo necessário para um automóvel ser bem recebido. As jantes de cinco raios duplos e bi-tom finalizam o conjunto.

Na traseira, muito mudou, com os farolins a serem agora verticais e o pará-choques a ter duas “saídas de ar” que oferecem um vinco de irreverência ao Jazz.

O interior é e sempre foi onde o Honda Jazz se destacou dos demais concorrentes do segmento B. Nesta terceira geração a evolução é notória, apresentando-se mais tecnológico e moderno, graças ao Honda Connect e ajudas de condução como ADAS, que inclui sistemas como o Avisador de Saída de Faixa e o Sistema de Travagem Ativa em Cidade .

O espaço, podem descansar, é ainda mais desafogado que na versão anterior, equivalendo quase a uma carrinha de segmento acima, graças à grande modularidade permitida pelos bancos mágicos e uma posição “lounge” (nas fotos abaixo) que permite tornar o Jazz numa autêntica cama. Os espaços de arrumação são vastos, conseguindo arranjar sempre um espaço para guardar a carteira ou o telemóvel… bem como os óculos, o lanche, as garrafas de agua e tudo o que queira levar consigo. E isto sem falar da bagageira, que oferece 354l!

Ao volante contamos com os comandos típicos Honda, bem directos e informativos, com destaque para a nova caixa de seis velocidades, que colabora muito bem com o motor 1.3 i-VTEC da família EarthDreams, de 103cv. Embora tenha uma boa desenvoltura a baixas rotações, este motor faz-nos lembrar os Honda à antiga, onde temos mesmo de explorar a faixa de rotações para extrairmos o melhor que o propulsor tem para oferecer.

Assim, o Honda Jazz continua bastante espaçoso e versátil e tem um motor que embora não seja “de corridas” consegue andamentos simpáticos e é muito eficiente. Até a sua condução consegue ser divertida graças aos comandos comunicativos e de acção positiva. Conta agora também com um aspecto mais crescido e desportivo, que torna mais competitivo, mesmo que a sua carreira possa ser dificultada pelos crossovers. Que se forem do seu interesse, lembre-se que a Honda também disponibiliza o HR-V.

Honda Jazz 1.3 i-VTEC Elegance + Connect Navi

Especificações:

Potência – 102cv às 6000rpm
Binário – 123Nm às 5000rpm
Consumo Anúnciado (Medido) – 5,1l/100km (5,5l/100km)

Preços:
Preço Base Honda Jazz: 17.150€
Preço da versão ensaiada: 20.300€

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!