Início Mercado Volkswagen Golf agora disponivel com motor 1.5 TSi de 130cv

Volkswagen Golf agora disponivel com motor 1.5 TSi de 130cv

Volkswagen Golf agora disponivel com motor 1.5 TSi de 130cv
0
0

“Gasolina continua a evoluir”

A Volkswagen aumentou a oferta na sua gama Golf, com a inclusão da variante 130cv no motor 1.5 TSI, depois da gama já ter sido enriquecida com uma variante de 150 cv deste mesmo bloco. Este motor turbo a gasolina de 4 cilindros injecção directa e sistema common-rail permite a gestão activa dos 4 cilindros (ACT).

O novo propulsor TSI, desenvolve o seu binário máximo de 200Nm desde as 1400 rpm até às 4000 rpm. O motor é bastante silencioso, consome menos gasolina e emite menos emissões poluentes. Consumo anunciado da versão com caixa manual: 4,9 l/100 km (CO2: 113 g/km; com caixa DSG são 110g/km).

Pela primeira vez, a Volkswagen oferece uma função “coasting” no Golf, graças à qual o motor é completamente desligado. A velocidade até aos 130 km/h, e em combinação com uma caixa de velocidades de dupla embraiagem ou manual de 6 velocidades, o motor “corta” completamente sempre que o condutor levanta o pé do acelerador.

Quando se encontra na gama de rotações entre as 1400 e as 3200 rpm,e em velocidades até 130 km/h, o Active Cylinder Management (ACT) faz gestão dos cilindros (podendo desligar dois dos quatro cilindros) de modo imperceptível. Desta forma, o consumo de combustível e as emissões são significativamente reduzidas.

O novo motor 1.5 TSI Evo é um bloco com interessantes avanços tecnológicos e com um design moderno. Em comparação com os motores de 1,4 litros, a fricção interna, por exemplo, foi reduzida através de uma bomba de óleo variável e um primeiro rolamento da cambota revestido de polímero.

Além disso, este motor sobrealimentado caracteriza-se por uma pressão de injecção até 350 bar. A quantidade de combustível e a duração da injecção são controladas electronicamente. Outro dos detalhes que o diferenciam é um intercooler indirecto mais eficiente e com um melhor desempenho de refrigeração. Componentes sensíveis à temperatura, como a válvula de borboleta, estão a jusante do intercooler, optimizando a sua temperatura.

Por último, este novo motor possui um sistema de gestão térmica inovadora, com um novo mapa de refrigeração. Cilindros revestidos com APS (protecção térmica por plasma atmosférico) e um conceito de arrefecimento de fluxo cruzado na cabeça do cilindro são especificamente utilizados para este motor TSI de 130 cv. A velocidade máxima é de 210 km/h e a aceleração dos zero aos 100 km/h faz-se em 9,1s.

Como funciona em conjunto com a caixa de velocidades DSG ?

Quando circulamos com pouca carga de motor (o pedal do acelerador ligeiramente pressionado), o motor fica a trabalhar com os cilindros 1 e 4, e desliga os cilindros 2 e 3.

Ou seja, o motor mantém as válvulas fechadas e desliga os injectores e as velas destes cilindros. No computador de bordo do painel de instrumentos aparece a indicação “2 cilindros”.

Quando libertamos completamente o pedal do acelerador, a caixa de velocidades desacopla o motor, ou seja, o motor é desligado. O veículo desloca-se por inércia. Isto acontece entre os 40 e os 130km/h.

Se houver a necessidade do motor continuar a funcionar, por exemplo, porque a bateria está fraca ou porque é preciso manter o compressor do ar condicionado a funcionar, a caixa desacopla o motor da mesma forma, mas fica a trabalhar em marcha lenta. No computador de bordo do painel de instrumentos aparece a indicação “inércia”.

Com o motor desacoplado, e se premirmos o travão com uma certa pressão, este é novamente acoplado, para fazer o efeito travão motor.

Qual o preço do Golf com este novo motor?

O novo Golf 1.5 TSI 130 cv já está disponível com níveis de equipamento a partir da linha Confortline. O preço para aversão de 5 portas começa nos 27.215€, iniciando-se o valor do Golf Variant 1.5 TSI 130 cv nos 28.250€.

 

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!