Home Ensaios Ford Mondeo 2.0 TDCi AWD Titanium

Ford Mondeo 2.0 TDCi AWD Titanium

Ford Mondeo 2.0 TDCi AWD Titanium
0
0

“Montra tecnológica”

O Ford Mondeo volta ao MotorO2 depois de ter estado em ensaio na sua versão mais vendida, a 1.5 TDCi de 120cv que deixou muito boas indicações. Agora é altura do 2.0 TDCi de 180cv ser posto à prova. Esta versão em ensaio conta ainda com a caixa Powershift, automática, ligada às quatro rodas e um equipamento muito vasto. Este Mondeo é quase uma montra tecnológica.

O exterior é um dos pontos-chave deste Ford. Ao contar com uma silhueta tipo coupé de cinco portas, este oferece um estilo distinto e estatutário, enquanto a porta da bagageira lhe confere uma maior praticabilidade. A frente longa e esculpida apresenta a grelha hexagonal inspirada numa marca de desportivos Inglesa, que até há bem pouco tempo fazia parte do grupo da marca oval. Na lateral, nota-se as boas proporções, com a linha de cintura vincada a dar um bom dinamismo ao conjunto, o que é finalizado pela também elegante traseira, com um grupo óptico LED e dois escapes rectangulares cromados inseridos no para-choques.

O interior é declaradamente virado para o conforto. Somos muito bem recebidos pelos confortáveis bancos em couro perfurado, um opcional deste modelo, e que podem ser ajustados em 10 pontos, graças a “almofadas” de ar que se ajustam ao nosso corpo. Estes bancos contam ainda com a função de massagem, aquecimento ou arrefecimento. O equipamento continua nos vários assistentes de condução. O cruise-control é de série, mas este é opcional por ser adaptativo, funcionando na perfeição, conta ainda com limitador de velocidade. O assistente de ângulo morto, o sistema de travagem activa em cidade e o para brisas Quickclear fazem parte do pack Driver opcional. De série é o lane keeping assist, que nos avisa (e corrige) quando saímos das linhas de marcação. Outro dos opcionais é o sistema de parqueamento automático, mas se o quisermos fazer “manualmente”, contamos com a câmera traseira que é auxiliada também pelos sensores dianteiros e traseiros, conseguindo mesmo analisar o trânsito de maneira a avisar se é seguro (ou não) sair do lugar de estacionamento.

Sentados ao volante, contamos com um tablier bem organizado, mas com um número excessivo de botões, o que é amenizado pelo SYNC 2, o controlo por voz da Ford, que nos permite realizar quase todos os ajustes sem tirar os olhos da estrada. O painel de instrumentos é digital, e por isso, personalizável, bastante completo, apresenta uma fácil leitura.

O espaço a bordo tem boas quotas, com a frente a não apresentar qualquer tipo de constrangimento, bem como atrás, mesmo que o tejadilho mais baixo, roube algum espaço em altura aos passageiros mais altos. Atrás o ponto de destaque, vai para um outro opcional do Pack Driver, que são os cintos de segurança insufláveis, que servem como airbag em caso de acidente. A bagageira de grandes dimensões, com 550L e conta com um bom bocal de abertura e do accionamento do portão de bagageira eléctrico.

Mas a condução do Ford Mondeo revela-se até bastante cativante. O 2.0 TDCi tem força, graças aos seus 180cv e é suave na sua entrega, muito graças à caixa de velocidades automática, de seis relações, bem escalonadas. Esta não se revela nada hesitante e dá ao condutor a escolha entre uma condução descontraída ou mais desportiva, se optar pelo modo sequencial, que se pode seleccionar nas patilhas atrás do volante.

Isto porque a dinâmica de condução impressiona, algo a que a Ford nos tem habituado, mas com este Mondeo essa sensação aumenta ainda mais por contar com o sistema de tracção integral (AWD), enviando potência e binário necessários para as rodas com menor aderência. Tudo isso torna a berlina ainda mais ágil, com reacções seguras e fáceis de prever. Isso acontece também graças ao bom feedback dado pelo chassis e pela direcção, fazendo parecer que não estamos ao volante de um automóvel com quase cinco metros…

Este sistema de tração integral não tem praticamente impacto nos consumos, ou seja, esses ficaram até com um numero bastante simpático no computador de bordo, conseguindo ficar abaixo dos sete litros em circuito misto.

Por isso, o Ford Mondeo revela ser um automóvel para todos os gostos (existe em versão carrinha) e carteiras estando disponível também um motor a gasolina de baixa cilindrada, bem como um diesel de alta performance como este, que pode contar até 210cv se montado na versão luxuosa, a Vignale. É um proposta elegante, confortável, eficiente, cheia de espaço e com um preço justo.

 

FORD Mondeo 2.0 TDCi AWD 5P Titanium

Especificações:

Potência –180cv às 3750rpm
Binário – 400Nm entre as 2000 ~ 2500rpm
Consumo Anunciado (Medido) – 4,8l/100km (6,3l/100km)

Preços:
FORD Mondeo desde: 26.691€
Preço da versão ensaiada : 48.591€

 

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!