Início Lifestyle Fiat 500F em exposição no MoMA

Fiat 500F em exposição no MoMA

Fiat 500F em exposição no MoMA
0
0

“Pequeno (grande) exemplo”

O Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA) adquiriu em 2017 um Fiat 500 Série F. Esta semana foi exposto ao público pela primeira vez, integrado na exposição “ The Value of Good Design” patente até ao mês de Junho, que demonstra bons exemplos do design industrial.

Este ícone Italiano da década de 50, é a personificação de muitos elementos típicos do design modernista da época. A Série F é a mais famosa de todas as séries, tendo sido construído entre 1965 e 1972, atingiu o ‘redondo’ numero de 4 milhões de unidades produzidas. Se juntarmos a isso a nova iteração do 500 lançada em 2007, o Fiat 500 já chegou a 6 milhões de automóveis construídos, número que ainda está a aumentar.

Dante Giacosa foi o responsável pelo desenho do “Nuova” lançado em 1957, concebido desde logo como uma viatura acessível para todos, e um mobilizador numa Europa pós-guerra. O seu design de alta qualidade devia ser acessível a todos, com um espaço interior maximizado, capaz de acomodar quatro passageiros.

O toque de luxo era dado pela capota em lona, que também tinha a vertente económica, já que se usava menos aço, material muito dispendioso na altura.

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!