Início Ensaios FIAT Tipo 1.3 Multijet 95 Lounge

FIAT Tipo 1.3 Multijet 95 Lounge

FIAT Tipo 1.3 Multijet 95 Lounge
0
0

”Puramente Racional”

O Fiat Tipo teve honras de estreia aqui no MotorO2, já que o testámos em primeira mão aquando do seu lançamento em território nacional, na versão 4 portas equipada com o motor 1.6 M-Jet de 120cv. Depois voámos até Itália para um primeiro contacto a variante Hatchback já disponível e a muito interessante Station Wagon que chegará em Setembro ao nosso país.

Mas antes de nos focarmos nestas propostas, o sedan de 4 portas ainda nos reserva um outro motor diesel para conhecer, trata-se do 1.3 Multijet de 95cv que tem um preço final cerca de dois mil euros a menos que o 1.6 Multijet, mas será que vale a pena?

Os níveis de equipamento são iguais para ambas as motorizações, ou seja, está aqui presente a versão Lounge, a mais equipada e de uma forma generosa. No exterior de desenho agradável não notamos muita diferença face ao nível de entrada, sendo apenas visíveis os cromados que se estendem da grelha dianteira e para-choques, à base da superfície vidrada e ao tampo da bagageira. O único opcional presente nesta unidade, para além da pintura metalizada são as jantes de 17’’ que contribuem bastante para a boa imagem deste Fiat Tipo. De resto, é tudo de série!

O amplo e agradável interior sabe receber, embora que apresente um aspecto sóbrio mas com detalhes cuidados, exemplo para a montagem que se mostra robusta e isenta de ruídos. O apoio de braços, cruise control, ar condicionado automático e sensor de luz e chuva, bem como o espelho interior anti-reflexo são as diferenças de equipamento face à versão Easy.

A posição de condução possui múltiplas regulações, pelo que é possível encontrar uma posição confortável. O espaço abunda em todas as direcções, com destaque para o banco traseiro que oferece um bom espaço a nível das pernas e para o espaço por trás deste, onde se “esconde” uma enorme bagageira com 520l de capacidade, mesmo com um pneu suplente de dimensões normais!

Os espaços de arrumação foram também outra preocupação da marca, existindo espaço de sobra para “esvaziar os bolsos” assim que chegamos ao Tipo. O ecrã central de 5’’ tem um grafismo simples e é fácil de utilizar, com um computador de bordo que contém as informações necessárias, onde podemos confirmar os baixos consumos do 1.3 Multijet de 95cv…

E quando o ligamos, conseguimos constatar que foi feito um bom trabalho ao nível da insonorização, sentindo-se pouco o seu ruído a bordo. Este motor mostra logo que não é feito para “correrias”, mas que é um excelente parceiro para ritmos calmos e para fazer consumos recorde, auxiliado pela caixa de 5 velocidades de escalonamento longo. O seu engrenamento é no entanto mais impreciso que a suave unidade de 6 relações presente no 1.6 Multijet de 120cv.

A resposta do propulsor consegue ser até agradável, sendo apenas penalizada por essas relações demasiado longas e espaçadas, mas é algo que nos habituamos rapidamente. O bom valor de binário, de 200Nm (tendo em conta a cilindrada) disponíveis às 1500rpm conseguem tornar a condução em cidade mais descontraída onde também conseguimos ver a poupança do sistema Start & Stop. Aqui, apenas em cidade, o Fiat Tipo 1.3 Multijet consegue consumos na ordem dos 5 litros por cada cem quilómetros percorridos.

Saindo da coroa citadina, o motor que se mostra mais à vontade num passeio descontraido, consegue números na casa dos quatro litros a cada cem quilómetros. Em estrada o Fiat Tipo mostra ainda que possui um chassis são e fácil de entender para um automóvel deste género, sem pretensões desportivas, mesmo que nesta motorização, o Tipo troque os discos de travão traseiros por tambores, factor que não se notou em altura alguma numa utilização normal.

Na tarefa de estacionar, com o modo City que nos deixa rodar o volante só com um dedo. Aqui, parados é altura de fazer contas, para perceber se vale ou não a diferença. O consumo final combinado ficou em 4,7l/100km, o que é um bom valor, mas que não é muito distante dos 5,3l/100km que fizemos com 1.6 Multijet que nem 1000km tinha no seu conta-quilómetros. A diferença ainda é alguma: são mais 25cv e 120Nm, conjugados com uma caixa de seis velocidades.

Mas é simples: se tem uma condução tranquila, o 1.3 Multijet é uma boa escolha para si, os consumos serão uma delicia, e se optar por ir a 90km/h na AE faz médias de 3,6l/100km! Mas se gosta de boas recuperações e precisa de um andamento mais rápido e despreocupado, o 1.6 Multijet vai encher-lhe bem as medidas, sendo um dos melhores diesel com essa cilindrada. De qualquer das formas, seja qual fora a sua opção, ficará sempre a ganhar ao comprar um Fiat Tipo, já que leva muito, por muito pouco! Neste caso pode ter um automóvel diesel, com o espaço de um familiar de segmento acima por um preço de um citadino. Um igual ao das imagens não chega aos 21 mil euros!

FIAT Tipo 1.3 Multiate2 95cv Lounge

Especificações:

Potência –95cv às 3000rpm
Binário – 200Nm às 1500rpm
Consumo Anunciado (Medido) – 4,2l/100km (5,3l/100km)

Preços:

FIAT Tipo desde: 15.300€
Preço da versão ensaiada : 20.415€

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!