Início Notícias FIAT “eletrifica” Panda e 500 graças à nova versão Hybrid

FIAT “eletrifica” Panda e 500 graças à nova versão Hybrid

FIAT “eletrifica” Panda e 500 graças à nova versão Hybrid
0
0

“A um passo da eletrificação”

Pois é, a carreira do Fiat 500 e Fiat Panda parece não abrandar. Agora, a marca italiana resolveu dotar os dois modelos com um novo motor com tecnologia mild-hybrid, que se segundo a FIAT reduz as emissões de CO2 em 30%.

Para isso, o “velhinho”, mas sempre leal 1.2 aspirado vai passar à história, sendo agora substituído por um novo propulsor 1.0 FireFly (aqui sem turbo) que funciona em conjunto com um motor elétrico de 12 volts, que armazena a sua energia numa pequena bateria de iões de lítio com 1 1-Ah de capacidade. A potencia é de 70cv e 92Nm de binário.

Este sistema, que já é usado em outras marcas, recupera a energia durante as travagens e desacelerações (que até agora era desperdiçada) e consegue usá-la de forma a ligar o motor após a intervenção do sistema start/stop, ou mesmo ajudando na aceleração, dando um “boost”. Para além disso, estes novos citadinos mild-hybrid permitem que o motor desligue, quando se coloca a transmissão em ponto morto, a velocidades abaixo dos 30km/h.

Ambos os modelos poderão ser encomendados nos concessionários da marca já em Março, não se sabendo ainda os seus preços. Esteticamente distinguem-se pelo seu logo distintivo “Hybrid” na traseira, bem como no pilar B, assim como revestimentos exclusivos no interior feitos de plástico reciclado.

Ambos os modelos utilizam uma transmissão manual de seis velocidades, que está otimizada para um consumo mais comedido fora da cidade, para além disso, a FIAT afirma também que o comportamento dinâmico saiu beneficiado, já que o motor está montado 45mm mais baixo, o que reduz o centro de gravidade.

Este é mais um passo em direção à eletrificação, com a marca a preparar já o regresso do 500e (agora mais lucrativo) numa nova geração e que será vendido juntamente com o 500 “a combustão”, já que passaram 13 anos desde que este “novo” 500 foi apresentado. A FIAT produzirá também o 500 Giardinera, assim como uma nova geração do 500X.

 

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!