Home Ensaios Fiat 500X 1.6 MJet 120cv S-Design

Fiat 500X 1.6 MJet 120cv S-Design

Fiat 500X 1.6 MJet 120cv S-Design
0
0

“Eu sou o 500, eXplorador!”

Nunca um número teve um significado tão grande para uma marca como o número 500 tem para a FIAT. Esta sigla assumiu um papel importante no que toca a vendas, servindo depois disso para um pavio de ignição para uma gama que cresceu, e que se multiplicou em diversas propostas, encontrando sempre o seu cliente-alvo. Conseguiu isso tudo, sem nunca perder a imagem do modelo ao qual pretende buscar a sua inspiração.

O 500X é talvez o mais diferente, mas certamente um dos mais bem conseguidos. Este crossover, inspirado no best-seller italiano, tem vindo a conquistar uma forte clientela, e mesmo após quatro anos do seu lançamento, continua a ser um dos modelos mais vendidos do seu segmento.

As razões para isso são óbvias: ao seu design bem conseguido, junta um bom interior com boa habitabilidade, bem construído e equipado, assim como uma completa gama de motores. Ingredientes para um sucesso infalível, certo?

Certo. Agora, tal como no Tipo (que podem ler aqui), o 500X conta também com uma versão especial denominada S-Design, com elementos que o tornam mais agressivo e exclusivo, e que o fazem destacar ainda mais do panorama automóvel.

O que é que muda? Baseado na versão Cross do 500X, recebe proteções distintas, de tonalidade negra, seja na parte inferior das portas, seja nas conchas dos retrovisores, puxadores das portas, barras de tejadilho ou mesmo nos frisos que delimitam os grupos óticos, com os da frente a contarem mesmo com um interior escurecido. Ainda nesse tom, as jantes assumem também a tonalidade negra, bem como detalhes cobre, que passam para o seu interior.

Dentro deste “500” com 4,27m encontramos um habitáculo espaçoso e bem construído, como dissemos acima. Os materiais são, na generalidade, de boa qualidade, e onde tateamos acaba por nos oferecer uma superfície suave. A posição de condução é elevada, confortável e de fácil ajuste, com um tablier bem organizado e com vastos espaços de arrumação, onde se destaca o apoio de braço e o duplo porta luvas. As diferenças nesta versão são encontradas nos bancos, com um padrão distinto e com elementos acobreados, como é o caso do nome do modelo na parte superior dos bancos, ou nos ponteados. Tal como no exterior, muitos dos elementos cromados desapareceram, tendo agora lugar o preto brilhante.

Ainda no interior, e cá na frente, é inevitável não falar do pequeno sistema multimédia UConnect de 5’’, que embora cumpra, destaca-se pelas suas pequenas dimensões. Contudo isso deixa de ser um problema, porque se comprar um 500X depois de ler este ensaio já irá contar com o novo sistema UConnect HD de 7’’, bem mais avançado e que já conta com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto.

O espaço interior é desafogado e superior a alguns dos seus concorrentes diretos, com destaque para a altura no assento traseiro, bem como para a bagageira de 350L de capacidade.

No capítulo dinâmico, este Fiat 500X S-Design estava equipado com o já experimentado propulsor diesel 1.6 MultiJet, que conta com 120cv e um binário máximo de 320Nm, disponível logo a baixas rotações. Desta vez, conectado a uma caixa automática, dupla-embraiagem com seis relações, o que melhora a condução para quem tem que conduzir mais em cidade, ou prefere condução mais suave. Ainda que exiba algumas hesitações, a Fiat optou por montar umas úteis patilhas de seleção atrás do volante, para quando queremos disfrutar mais da condução.

Para ajudar a isso, existem os diferentes modos de condução, que como já é sabido, podem ser alterados, entre o Auto (definidos por defeito), Track (para um “leve” fora de estrada) ou Sport (para uma condução mais dinâmica). Estes modos influenciam a resposta do acelerador e do motor, do controlo de tração, assim como o peso da direção e resposta da transmissão.

Quanto a performances, não se pode esperar muito ao cronómetro, com a tarefa dos 0 aos 100km/h a demorar mais de dez segundos a ser completa (10,5), e uma velocidade máxima de 186km/h. Contudo, na prática, o Fiat 500X 1.6 MultiJet não desilude, com boas recuperações e saídas de curva, assim como uma condução divertida e eficaz. Um bom balanço neste campo. Os consumos são também equilibrados, sendo um pouco mais gastador quando montado com esta DDCT de 6 velocidades, cifrando-se em 6,1L por cada cem quilómetros percorridos, em percurso misto.

Ainda nas contas, um 500X igual a este custa a partir dos 28 mil euros. Contudo, contando com opcionais como a pintura especial Mate Verde Alpi, os faróis Bi-Xénon, as jantes de 18’’, bem como dois Pack: Active Driving e City, ascende o preço para lá dos 31 mil euros.

Elevado? À primeira vista pode parecer, mas esta proposta consegue contar com equipamentos, alguns deles exclusivos no segmento, bem como um bom espaço interior comparável ao de segmento C. O motor diesel de 120cv, em conjunto com caixa automática, é também outro ponto que o destaca dos concorrentes. Vale sempre a pena conhecer e tentar um desconto…

“Queres um 500 ainda mais familiar?”
Vê o 500L Wagon, com sete lugares…

Fiat 500X 1.6 MutiJet 120 DDCT S-Design

Especificações:
Potência – 120cv às 3750rpm
Binário – 320Nm às 1750rpm
Aceleração dos 0-100 (oficial): 10,5s
Velocidade Máxima (oficial): 186km/h
Consumo Combinado Anunciado (Medido) – 4,3l/100km (5,5l/100km)

Preços:
Fiat 500X desde: 22.650€
Preço da versão ensaiada: 27.150€

Carrega nas fotos e vê este Fiat 500X em detalhe:

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!