Início Ensaios Fiat 500S 0.9 TwinAir 105

Fiat 500S 0.9 TwinAir 105

Fiat 500S 0.9 TwinAir 105
0
0

“O pequeno que quer ser grande”

O Fiat 500 é um dos sucessos mais recentes da indústria automóvel internacional. O facto de já ter saído há 10 anos, deixa transparecer o bom produto que tem sido, ao continuar competitivo e apreciado por muitos clientes. E para que isso continue, a gama está sempre em constante evolução, com novidades apelativas, para não perder a sua “chama”…

A que trazemos hoje é o 500S, um Fiat 500 para quem gosta do modelo mas procura uma imagem mais desportiva e masculina, mas não dispõe de carteira para um Abarth, ou pura e simplesmente não precisa de prestações tão elevadas. Por isso, o S opta por umas “afinações” apenas a nível estético. No exterior apresenta uma tonalidade exclusiva, o verde Alpi, com tratamento mate, um conjunto de pára-choques exclusivos, incluindo saias laterais e aileron, bem como jantes de 16” bi-tom. Por fora, é claro que a inspiração veio muito do seu irmão escorpião…

Mas o mesmo se passa no interior. O modelo ganha uma imagem mais sóbria, mas com vários pormenores que lhe dão a tal imagem desportiva. Os bancos contam com um maior apoio, e o tom negro que os reveste passa também para o forro do tejadilho. O contraste surge nos elementos em branco nas pegas das portas e nas laterais dos bancos. Os cromados não ficaram de fora, seja nos puxadores das portas, na manete da caixa de 6 velocidades. Importa voltar a referir que o Fiat 500 sofreu um restyling no ano passado que lhe deu várias melhorias, quer a nível de materiais, quer na construção, ou novos espaços de arrumação. O painel de instrumentos pode ser agora totalmente digital por opção, o que dá uma imagem mais high-tech ao interior, em conjunto com o novo sistema UConnect HD de 7”, capacitativo e que conta com um tratamento anti-reflexo. Bastante completo, moderno e fácil de usar.

Sentados ao volante, estamos aptos para atacar a cidade da melhor forma, com uma boa visibilidade e comandos leves. A mecânica deste 500S é o motor 0.9 TwinAir, que aqui está disponível com 105cv, ao invés dos 85cv da versão menos potente. Por isso, dizer que este é apenas um citadino com “pinta” pode ser injusto, já que esta potência consegue ser bastante aceitável tendo em conta o baixo peso (940kg). Isso permite que este acelere dos 0-100km/h em 10.0s até atingir uma velocidade máxima de 188km/h.

Na prática, a condução é bastante divertida, com um motor muito prazeroso de explorar. Em cidade é sem dúvida uma das maneiras mais rápidas de circular, pelo menos em quatro rodas, e bastante explosivo. O motor de 105cv apresenta um generoso binário de 145Nm graças ao turbo, que disponibiliza esse regime máximo logo às 2000rpm. O trabalhar é talvez a maior diferença que notamos face a um motor de 3 ou 4 cilindros, isto porque o TwinAir tem apenas 2. O som, não é de todo mau, é sim característico, mas quando está num funcionamento já a quente é bastante silencioso. Este som aumenta à medida que o andamento também aumenta e isso é bastante fácil, ainda para mais depois de um toque no botão Sport.

Depois de pressionado, o pedal passa a ser mais reativo, a direção fica mais pesada, a merecer destaque por ser bastante direta. O que em conjunto com um  chassis bem afinado e uma suspensão que informa bem, faz com que desfrutemos do caminho de curva em curva. Conseguimos ter confiança e pensamos que, afinal, o 500S até começa a ser uma escolha acertada. Fora da cidade, a 6ª velocidade melhora bastante os consumos, que até conseguem ser baixos neste campo. Em cidade, é mais complicado mantê-los baixos, isto porque é preciso ter cuidado com o pé direito, já que o temperamento TwinAir é viciante, ainda assim, o consumo combinado neste ensaio ficou em 6,1l/100km, um valor aceitável.

Em termos de gama, o 500S partilha o topo com a versão Lounge, a mais luxuosa, com um preço base exatamente igual. Por isso fica a escolha: se quer um 500 mais desportivo, mas não tem necessidade (ou cifrões) para um Abarth, este 500S equipado com motor de 105cv é mais do que suficiente, com um aspeto que não deixa ninguém indiferente, ainda para mais se pintado nesta cor exclusiva.

FIAT 500S 0.9 8v TwinAir 105cv S&S 

Especificações:

Potência – 105cv às 5500rpm
Binário – 145Nm às 2ooo rpm
Consumo Combinado Anunciado – 4,2L/100km
Consumo Combinado Medido – 6,1L/100km

Preços:

Preço Base da versão ensaiada: 17.349€
Preço da Versão ensaiada com extras: 18.944€

 

Fiat 500S TwinAir
15.1 Pontos
O que gostámos mais:
- Aspecto irreverente e nostálgico; Motor Interessante
O que gostámos menos:
- Alguns Plásticos
Resumindo e concluíndo:
O Fiat 500S é a resposta para um cliente mais desportivo que pretende que o seu 500 seja ainda mais exclusivo, o motor TwinAir é uma verdadeira surpresa e se não nos deixarmos cair em tentação os consumos são bons!
Motorização16
Perfomances16.5
Comportamento16
Consumos14
Interior15
Habitabilidade13.5
Materiais/Qualidade de construção14
Equipamento de Série15
Value for Money15.5

“A pontuação acima é totalmente da nossa opinião. Esta, tem a ver com o modelo e versão ensaiadas, tendo em conta o segmento onde a mesma se insere.”

Legenda da pontuação:
0-5: Mau;
5-10: Satisfaz Pouco;
10-15: Razoável;
15-17: Bom;
17-19: Muito Bom;
19-20: Excelente;

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *