Home Carburadores Ferrari F40 foi apresentado há 30 anos!

Ferrari F40 foi apresentado há 30 anos!

Ferrari F40 foi apresentado há 30 anos!
0
0

“O Supercarro”

Se lhe perguntarem para imaginar um supercarro, ele sera vermelho e muito provavelmente um Ferrari F40! Para quem não sabe, ou que esteve desatento, como eu, na sexta-feira passada, o Ferrari F40 comemorou os seus 30 anos de vida. Foi no dia 21 de Julho de 1987 que este Ferrari foi apresentado em Maranello, precisamente no local onde é hoje se situa o museu da marca.

Este modelo tem um alto significado, já que na altura do seu lançamento, o F40 comemorava os 40 anos de criação da marca fundada por Enzo Ferrari, que por coincidencia, foi também o ultimo modelo que “Comendatore” conheceu em vida, já que viria a falecer cerca de um ano depois, em  Agosto de 1988.

Nunca estive numa apresentação como a da F40. Quando o carro foi revelado, um zumbido ouvia-se pela sala, logo depois, foi seguido de aplausos estrondosos”, disse Ermanno Bonfigliole, na altura resposável pelos projectos mais especiais da marca.

 

O Ferrari F40 foi desenvolvido em grande secretismo, e muito rapidamente. Desde a ideia até à apresentação final passaram apenas 13 meses, com o desenvolvimento do motor turbo, umas das peças principais do modelo, a começou em Junho de 1986. Este 2.9L biturbo V8 era uma evolução do 288GTO e desenvolvia 478cv de potência!

Para aumentar aidna mais as performances, a Ferrari aproveitou o seu conhecimento na F1, para um uso extensive de materiais leves, como o magnésio usado na bomba de oleo, cabeça dos cilindros ou mesmo nos colectores de admissão.

A estrutura tubular em ferro era reforçada em Kevlar, enquanto alguns elementos como as portas e paineis eram construídos em fibra de carbono. Para as janelas foi usado Perspex, um plástico acrílico mais forte que o vidro, tudo de forma a poupar o máximo de peso possivel (1100kg), em que só assim se conseguia as prestações exemplares deste modelo: 0-100km/h em 3,4segundos e 324km/h de velocidade máxima!

“Nós conseguimos precisamente o carro que queriamos, com poucos elementos de conforto e sem compromissos (…) sem direcção assistida, servofreio ou quaisquer ajudas electronicas, ele (F40) pedia do conductor a maxima concentração, oferencendo uma pura e unica sensação de condução.” – disse o piloto de testes da marca na altura, Dario Benuzzi.

Até 1992, a Ferrari produziu 1300 unidades do F40.

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!