Home Ensaios Ensaio by MotorO2 – FIAT 500X 1.3 MJet 95cv

Ensaio by MotorO2 – FIAT 500X 1.3 MJet 95cv

Ensaio by MotorO2 – FIAT 500X 1.3 MJet 95cv
0
0

“Multiplicai-vos!”

O FIAT 500 é um carro bem nascido, disso não podemos ter dúvida. O seu aspecto “querido” não deixa ninguém indiferente e sem perder tempo, a FIAT começou a multiplicar a sua coqueluche em várias variantes, .

Primeiro o 500C, um cabrio de capota em lona, inspirado no seu “avô” que fez as delicias nas marginais circundantes às praias nas décadas de 50 para a frente. Em seguida foi a vez do 500L, um monovolume, esse também inspirado de uma certa forma numa variante mais antiga, mas menos conhecida, o 600 Multipla.

E a partir daí, ramificou-se. Estreou o 500XL com sete lugares e as variantes Trekking, que podem andar em terrenos mais agrestes devido a contar com protecções plásticas, sistema de tração inteligente e uma maior altura ao solo.

Mas em 2014, chegou a altura de lançar um outro derivado, desta vez chega o 500X, que para mim é o melhor FIAT 500, desde…o FIAT 500!

Olhem para ele! Ganha logo pontos no exterior, sendo clara a descendência do 500. Vê-se a inspiração em cada pedaço de metal, com as linhas arredondadas a surgirem agora mais encorpadas, onde não faltam sequer os faróis redondos na frente. A altura aumenta, bem como todas as suas dimensões. O aspecto “querido” do 500 continua, mas agora passa a ser também mais agradável para o público masculino, que já pode escolher um carro sem ter de debater muito com a sua esposa.

Isto é uma jogada de mestre. Ainda para mais porque o Fiat 500X assume neste momento o lugar mais importante no seio da marca, visto que é um crossover. Este é um segmento que cresce a um ritmo avassalador e onde enfrenta concorrência implacável.

Para isso, o 500X também se vestiu bem por dentro, continuando a ter muitos detalhes revivalistas, como os puxadores das portas e o tablier pintado na cor da carroçaria. Mas ganha também um ar mais maduro noutros detalhes, mostrando a tal polivalência que o distingue.

A posição de condução é confortável, situando-se num patamar naturalmente elevado. O volante é bastante espesso e os bancos confortáveis, com os traseiros que embora ofereçam um bom espaço para as pernas e para a cabeça, são mais aconselháveis para viajarem apenas dois adultos. No porta bagagens dispomos de 350l de capacidade, um bom valor dentro do seu segmento.

O FIAT 500X é um automóvel fácil de conduzir, com os comandos bem posicionados e instrumentos de fácil leitura, onde contamos com um completíssimo computador de bordo, que integra todas as funções necessárias. Mas se isso não chegar, no centro do tablier surge o sistema de infotenimento que inclui o rádio, telefone e navegação (Tom Tom®), este também muito user-friendly, pecando apenas por apresentar um ecrã relativamente pequeno face ao que estamos habituados em outras propostas semelhantes.

Mas não é parado que testamos o 500X, por isso está altura de carregar no botão start e arrancar.

O 1.3 Multijet acorda e mostra desde logo que não é muito barulhento, graças ao bom trabalho de insonorização feito pelos técnicos da marca Italiana. Este motor diesel apresenta 95cv e é aquele que tem mais possibilidades de vingar no nosso mercado, existindo o 1.6 Multijet com 120cv para quem deseje uma maior performance. Engrenamos a primeira das cinco velocidades e partimos à aventura.

A tal posição alta, conjugada com a direção leve oferecem um maior desafogo no transito citadino, com o 500X a fazer lembrar o seu irmão mais pequeno. A caixa bem escalonada explora bem as potencialidades deste motor, pedindo apenas mais potência nos arranques em subida. Mas se é potência que queremos, vale a pena salientar a existência de um modo Sport no controlo Drive Mood, que dá mais pulmão ao 500X, bem com uma direção mais pesada.

Em auto-estrada este 1.3 Multijet cumpre, movimentando o 500x a velocidades regulares sem esforço. Mas este consegue-nos oferecer mais!

E o que oferece? Um consumo daqueles que nos deixa de boca aberta. No nosso ensaio, a média de consumo ficou abaixo dos cinco litros a cada cem quilómetros, e não pense que foram apenas umas “gotinhas”, foi mais de meio litro! Foram 4,4l/100km para ser mais preciso, em circuito combinado.

O Fiat 500X é um excelente aliado, com espaço, aspecto e um motor que é muito poupado. O preço que não assusta é o que vai fazer com que mais este guerreiro entre na batalha dos crossovers com grandes hipóteses de vencer, tornando-se mesmo, quem sabe, o próximo menino querido dos consumidores Portugueses!

FIAT 500X 1.3 Multijet 95 S&S Pop Star JLL 17”

Especificações:

Potência –95cv às 3750rpm
Binário – 200Nm às 1500rpm
Consumo Anunciado (Medido) – 4,0l/100km (4,8l/100km)

Preços:

FIAT 500X desde: 20.150€
Preço da versão ensaiada : 21.650€

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!