Início Ensaios SEAT Leon FR 2.0 TDi 184 DSG

SEAT Leon FR 2.0 TDi 184 DSG

SEAT Leon FR 2.0 TDi 184 DSG
21
4

“Contradição”

Começo este ensaio com uma confissão. Sou um adepto irremediável dos motores Otto e para mim se há duas palavras que não podem estar na mesma frase, essas são “desportivo” e “diesel”. Para mim, um desportivo a gasóleo equivale a usar um basset hound para corridas de cães…

Só que desde alguns anos para cá, houve algumas alterações no mundo das corridas de automóveis, nomeadamente os campeonatos de resistência que em tempos foram palco da luta entre duas marcas, ambas a competir com carros de corrida… a diesel!

Assim sendo, decidi fazer reset ao meu “chip “, e encarar este ensaio ao SEAT Leon FR TDI como um novo começo.

Para começar, vamos analisar o aspecto do automóvel aqui presente. O Leon é um projecto visualmente muito bem nascido, inspirado no Ibiza, mas aqui mais musculado e largo, com os vincos da carroçaria a estarem mais pronunciados.

A frente apresenta uns bonitos faróis LED, que lhe emprestam uma maior presença durante o dia, complementado pelos pára-choques específicos desta versão que possui entradas de ar com maiores dimensões. O logotipo FR, desta versão, está junto ao símbolo da marca, na grelha constituída pelo famoso favo de mel.

Visto de lado, o dinamismo é algo que não falta ao Leon. Auxiliado aqui pelo vermelho emociona, típico da marca e pelas jantes de 18”. Tal como na frente, o pára-choques traseiro tem também um arranjo diferente nesta versão, sendo a parte inferior de cor negra como que simulando um difusor, albergando ainda a dupla saída de escape. A assinatura LED também se encontra na traseira, embora aqui de uma forma mais sóbria.

O interior conta também com detalhes específicos. Os bancos em alcântara, dá uma excelente apoio nas curvas mais vigorosas (algo que falaremos mais à frente). Na consola em si não muda muito, adoptando apenas símbolos designativos desta versão mais desportiva.

Os instrumentos são de fácil leitura e os comandos estão dispostos de forma ergonómica, aqui destaque para o ecrã táctil central onde se pode seleccionar os diferentes modos de condução que o Leon FR possui, sendo possível alterar o comportamento do motor, suspensão, direcção e…ar condicionado!

Chegada a altura de rodar a chave, apresento-vos o motor 2.0 TDI com 184cv, que está nesta unidade aliado á excelente caixa DSG com seis relações, de engrenamento automático, ou então ordenado pelo condutor, através das patilhas existentes por trás do volante, ou no próprio selector.

Para testar o comportamento dinâmico deste automóvel, seleccionei o modo Sport e levei-o até onde geralmente ensaio os veículos mais desportivos. E já que FR é a abreviatura de Formula Racing, não me parece de todo descabido. Esta estrada tem um misto de curvas fechadas e abertas, feitas a diferentes velocidades, com rectas que antecedem umas travagens mais fortes.

O comportamento em curva é bastante bom, com a suspensão multilink a absorver bem as irregularidades do piso e a manter este SEAT bem fixo na estrada, pronto a seguir o seu caminho para a próxima curva. A caixa reage rápido tornando cada passagem quase instintiva e imperceptível. O motor não é o elo mais fraco, mas devido a ser diesel esgota um pouco mais rápido que o seu homónimo a gasolina (1.8 TSI). Os 184 cv são entregues em rotações mais baixas, assim como que o binário. O truque aqui é fazer uso das patilhas e entrar nas curvas com menos rotação do que a habitual num automóvel a gasolina.

Fazendo uso desta técnica, o Leon FR torna-se quase num…desportivo!

Seleccionando o modo Comfort de volta a casa, o FR comporta-se como um TDi normal, sendo um companheiro de viagem tranquilo, rápido e confortável. Graças ao seu elevado binário, conjugado com os 184cv as ultrapassagens são efectuadas de forma mais rápida e segura. A  tudo isto podemos ainda acrescentar um consumo agradável, fixando-se em redor dos 6.2l/100km.

Se sempre gostou da gama desportiva da SEAT, mas acha que o Cupra é demasiado radical para si e o TSi está fora dos seus planos porque planeia percorrer grandes distâncias, então este Leon FR TDi é o ideal. Dois conselhos apenas, opte pela caixa DSG que casa com o Leon na perfeição, e também pelos faróis Full LED, que para além do bonito efeito estético, emitem um feixe de luz imbatível!


SEAT Leon FR 2.0 TDi 5PEspecificações: 

Potência – 184cv às 4900rpmBinário – 380Nm às 1750/300rpm
Consumo Anunciado (Medido)  – 4,5l/100km
(6,1l/100km)

Leon FR 184 DSG desde: 37.047€

Versão ensaiada com opcionais: 43.253€
Texto: Rodrigo Hernandez
Fotos: Rodrigo Hernandez

MotorO2 | Respiramos Motores

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!

Comentário(4)

Deixar uma resposta