Home Ensaios Ensaio by MotorO2 – Nissan Note 1.2 DIG-S Tekna Premium

Ensaio by MotorO2 – Nissan Note 1.2 DIG-S Tekna Premium

Ensaio by MotorO2 – Nissan Note 1.2 DIG-S Tekna Premium
5
0

“Fórmula Melhorada”


Começo por confessar que o primeiroNissan Note nunca me chamou muito a atenção. Não consigo racionalizar porquê etalvez seja essa mesma a razão de o ter ignorado em primeiro lugar.Simplesmente o primeiro Note não tinha aquela “alma” que umautomóvel, muito ou pouco, deve ter.
Mas ao olhar para o Concept Invitation, que foi apresentadopor alturas do Salão de Genebra de 2012, disse para mimmesmo o que vem à lembrança de todos nós sempre que vemos um concept-car do nosso agrado: “espero que não mude muito quando passar à produção”.

Felizmente e para grande surpresaminha o concept da Nissan manteve intactos os seus traços originais. E aquiestá ele, na forma do novo Nissan Note!
Com esta nova aparência, o Noteganhou o carisma que lhe faltava, um aspecto marcante e a tal “alma”que falei ao início.

O Note continua com proporçõesde mini-monovolume, mas agora mais disfarçadas através das suas linhas bem maiseuropeias. A frente é muito agradável e cheia de bons pormenores, como porexemplo a grelha negra de grandes dimensões em perfeita hamonia com os faróisde desenho mais radical. Tem ainda um aspectoincisivo, ajudado pelo para-choques com desenho desportivo, a linha do para-brisas sobe de forma fluida até ao tejadilho.

Na lateral continuam as boas notícias, com as cavas das rodas bem deliniadas a darem uma sensação derobustez ao Note, incrementada também pelo grande vinco que vem desde aroda frontal até à ponta do farolim traseiro, denominado “Squash Line”. Traseira essa que é dominada pelas luzes traseirasque ajudam a criar o tal ar original e distinto. A superficie vidrada éde grandes dimensões, mas o Note disfarça-a bem através do seu desenho.
A nossa unidade dispunha ainda doPack Dynamic, que oferece para além dos para-choques e saias lateraisexclusivas, um spoiler traseiro e umas bonitas jantes de 16″ pintadas a doistons.

“Não sou grande fã de pack’s desportivos, mas esteencaixa bem no Note, sendo acentuado ainda pela excelente cor escolhida”

O Note sempre foi conhecido pelo seuelevado espaço interior e esta geração mantém tal predicado. É aqui que o seuaspecto de monovolume traz vantagens e notamos isso quando entramos no seuinterior. Nesta nova geração notamos ainda um incremento ao nível da qualidadegeral do interior. É verdade que os plásticos não são a referência do segmento,mas tudo está bem montado e feito com rigor, portanto é expectável que os ruídosparasitas não sejam convidados durante os próximos anos.

Os passageiros da frente têm espaço suficiente em todas asdirecções, sensação amplificada pela já referida grande superfície vidrada.Atrás verifica-se uma das vantagens deste formato mais “boxy” doNote, visto que os passageiros que ai viajam têm à sua disposição um amploespaço para a cabeça. O espaço para as pernas, depende…
Depende porque o banco traseiro desliza, e assim conseguimoschegar a um entendimento entre bagagens e passageiros. Ora temos mais espaçopara as pernas e 325 litros de bagagem, ora pede aos passageiros para seencolherem um pouco, e consegue assim uns muito aceitáveis 411 litros para abagagem. É à escolha do freguês!

Sentado ao volante e olhando para o tablier, tudo nos pareceorganizado e intuitivo. Temos à disposição bastantes espaços de arrumação, comopor exemplo o porta-luvas de “dois andares”, que guarda de formasegura os gadgets que podem ser ligados às portas USB e AUX ai existentes. Mas osolhos “seguem” logo para os controlos do ar condicionado automático,que me fazem lembrar as teclas de um telefone antigo, talvez por culpa da suadisposição oval. Em cima encontramos um ecrã  táctil a cores com 5,8” e cheio defuncionalidades.
Das quais destacamos o leitor de CD e MP3, as já faladasligações USB, iPod e AUX e o útil sistema GPS. O Bluetooth também está lá presentepara evitar as multas. Mas o mais interessante éo sistema de visão aérea. Este sistema utiliza três câmeras, duas nos espelhos euma por cima da chapa da matricula, que funcionam  em conjunto nas manobras de marchaatras de maneira a criarem uma imagem em torno do automóvel, tornando os estacionamentosuma brincadeira para crianças.

Para além disso o Note também vem equipado com o famoso “escudode protecção”, conjunto de sistemas composto pelo aviso de mudança defaixa, sistema de aviso de ângulo morto e sistema de detecção de objectos em movimentopara alertar o condutor acerca de potenciais perigos.
De destacar aindaum pormenor interessante e pioneiro no mercado. A câmera traseira possui um pequenoesguicho, de maneira a ser limpa quando possui sujidade e conta ainda com umaspersor de ar para secar as gotículas que se formam nos dias de chuva.

“A ideia da camara é genial,parabéns Nissan!”

 

No interior destaque ainda para os manómetros de fácilleitura e para o volante desportivo com boa pega e que faz também parte destepack Dynamic.

E como o nível de equipamento deste Note é o Tekna Premiumcontamos ainda com outros equipamentos de série, como os estofos em pele, apoiode braço para o condutor e sistema de chave mãos livres.Por isso, de chave no bolso vamos lá carregar no botão Startpara  ver como se porta este novo Note.
O motor que tínhamos montado na nossa unidade era o 1.2 DIG-S, (que rapidamentefoi carinhosamente apelidado por Digg’s), equipado com compressor volumétrico,o que lhe permite uma melhor eficiência e custos de funcionamento mais baixosdentro dos parâmetros da sua classe.

Os 1198cc do Note impressionam pelo refinamento e pela suacapacidade de resposta, mais notória fora do modo ECO, já que nesse modo opedal fica mais “mole”, evitando gastos desnecessários. De destacar oseu som, muito agradável e que a médios regimes faz lembrar um certo desportivogermânico de 6 cilindros opostos…

“A sério, olhempara ele, parece um cãozinho à espera que lhe atiremos a bola.”


Mas a Nissan diz que este motor tem uma capacidade deresposta digna de um motor 1.6 de quatro cilindos…E eu concordo com eles, este DIG-S pode ter apenas 3cilindros, mas mostra trabalho através dos seus espevitados 98 cv aliados aos 147Nm de binário.
Isso torna a experiencia de condução agradável, já que adirecção é precisa, comunicativa q.b e com um bom peso. A caixa de 5 velocidadespossui um tacto mecânico e é de fácil engranagem e a suspensão, embora claramenteafinada para o conforto, não deixa ainda assim de ser dinâmica e informativa,mesmo em estradas mais sinuosas e num andamento mais “apressado”.

Com todas estas alterações o Note tornou-se num automóvelbastante mais atraente e moderno, conseguindo agora agradar a uma clientelamais vasta. O equipamento presente nesta versão Tekna Premium é digno desegmento superior e as suas prestações e espaço interior são algumas das suasmais valias. O pack Dynamic vale a pena se quer sobressair na multidão. Mas qualquer seja a sua escolha faça uma coisa, escolha esta cor vermelha!

 

 

 

 

Modelo: Nissan Note 1.2 DIG-S Tekna Premium Dynamic Pack

Motor: 1198cm3; 98cv/5600rpm; 147nm/4400rpm; Transmissão Manual de 5 Velocidades Consumo oficial: 4,3l/100km; Consumo medido: 5,3l/100km
Dimensões e capacidades: Comprimento: 4,100; Altura: 1,530; Largura: 1,695; Capacidade da mala: 325l/411l; Capacidade do Depósito: 50lEquipamento de série:Computador de bordo; Rádio com comandos no volante; Radio MP3 + Tomada Jack e USB; Sistema de mãos livres Bluetooth; Vidros Eléctricos, Ecrã central a cores,Cruise-Control; Sistema Hill Holder; Jantes em Liga-leve de 16”; Estofos meio-pele; Head-Up Display; Sistema de Chave mãos livres, Apoio de braço Condutor;Equipamento Opcional na viatura Ensaiada: Pintura Metalizada: 370,00€

Preço Base do Modelo: 21,790Preço da Unidade Ensaiada: 22,160€,

Texto e Fotos: Rodrigo Hernandez

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!