Home Ensaios Ensaio by MotorO2 – Mazda 3 1.5 SKYACTIV Evolve

Ensaio by MotorO2 – Mazda 3 1.5 SKYACTIV Evolve

Ensaio by MotorO2 – Mazda 3 1.5 SKYACTIV Evolve
11
0

“Sub-valorizado”

Ainda me lembro quando vi as primeiras imagens do novo Mazda 3. Posso confessar que achei o carro espantoso, mas reservei o meu julgamento para quando visse um em pessoa. Como sabemos, por vezes o que parece, não é…
Mas parece que afinal este é um daqueles casos felizes. O Mazda 3 é mesmo bonito, e por coincidência o primeiro que vi foi este mesmo que ensaiei. As linhas esguias vindas do 6 e do CX-5 assumem aqui um outro dinamismo, graças talvez às suas dimensões mais diminutas.

De frente nota-se bem tal característica, com a grelha típica dos novos Mazda a fazer-nos questionar o porquê de temos matrículas à frente, já que ficaria muito melhor sem ela. Os faróis rasgados, como bom nipónico que é, incluem as luzes diurnas LED, com um desenho visual simples, mas eficaz.
Na lateral, menção para as linhas que percorrem alegremente a chapa do 3. Nota-se que a filosofia de design KODO é feita com paixão e com atenção pelo detalhe, sendo a linha de cintura elevada e ascendente. Até aqui tudo está muito bem, mas… Que jantes são aquelas?

Pois bem, a Mazda nesta versão Evolve, a mais equipada optou por montar jantes de 16” que penalizam a imagem desportiva tão bem conseguida da carroçaria deste hatchback, a boa notícia é que as opcionais de 18″ são apenas mais 215 euros.
É quase como ter um corredor…de pantufas!
Esquecendo as pantufas passo para a traseira e aproveito já para dizer que é a secção, no meu ver, mais bem conseguida do 3. Os faróis inspirados nas outras propostas da gama estão perfeitamente enquadrados, o vidro traseiro está em sintonia com os laterais e o pára-choques mais agressivo confere aquela imagem de robustez.
Abro a porta e que diferença face ao antigo 3!

Este novo opta por linhas mais simples e modernas. Ao sentar-se, constata que encontra uma posição de condução a roçar o perfeito e mais próxima do chão que os seus adversários. A Mazda consegue esta bela tarefa de transmitir desportividade em cada carro que faz. Seguro o volante com dimensões corretas e conduzo com as pernas mais esticadas…como num desportivo.
A simplicidade interior apareceu graças à colocação de um sistema de infoentretenimento comandado por um comando entre os bancos dianteiros ou através do ecrã táctil. Este elimina muitos dos botões desnecessários e digamos de passagem, desagradáveis. O aspecto gráfico está muito bem conseguido e temos neste ecrã todas as informações necessárias para a condução e mais ainda…

A instrumentação é também de fácil leitura com o velocímetro ao centro e o conta rotações digital mais pequeno inspirado no motociclismo, à sua esquerda. O espaço interior embora não sendo referencial está em bom plano, pecando apenas no espaço para a cabeça dos passageiros traseiros, que sai penalizado devido ao design do Mazda 3. Não existem milagres.
Mas a mala apresenta uns aceitáveis 350litros, longe da referência da concorrência, mas mesmo assim, é um bom valor.

Este 1.5 a gasolina é eficaz, suave e até frugal, mas não é um corredor como o aspecto quer fazer antever. Os 100cv conjugados com a excelente caixa de seis velocidades, permitem prestações honestas e adequadas a um uso utilitário e porventura até mais espirituoso, dado o prazer de conduzir que o conjunto proporciona. Aliás, a Mazda ganhou a batalha das caixas de velocidades manuais, esta é das mais bem escalonadas e de melhor tacto que já ensaiei!

O comportamento dinâmico a um bom nível, tendo em conta as limitações do motor e dos pneus de maior perfil. Em curva o Mazda 3 adorna um pouco, mas a direção precisa faz com que a tarefa de condução seja entusiástica e divertida. Ah! E o som do motor, que por ser aspirado faz um som mais puro e até algo…desportivo.
Para terminar, tudo isto para apenas referir que o Mazda 3 é um automóvel que aconselhamos vivamente. O aspecto está lá, o equipamento também e o preço até é simpático, com os consumos a ajudar. Sim, por enquanto só está disponível a gasolina, mas tendo em conta que muitos Portugueses nem necessitam de carros a gasóleo, faça as contas e se o resultado der gasolina…pense num 3!

 


Mazda 3 1.5 SKYACTIV-G Evolve HS Navi

Especificações: 
Potência – 100cv às 6000rpm
Binário – 150Nm às 4000rpm

Consumo Anunciado (Medido)  – 5,1l/100km
(6,2l/100km)



Mazda3 1.5 SKYACTIV desde: 18.200 €Versão ensaiada com opcionais: 23.119 €
Texto: Rodrigo Hernandez
Fotos: Rodrigo Hernandez

MotorO2 | Respiramos Motores

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!