Início Lifestyle Energy Observer pode ser visto em Lisboa

Energy Observer pode ser visto em Lisboa

Energy Observer pode ser visto em Lisboa
0
0

“Laboratório itinerante”

O projecto Energy Observer partiu para uma volta ao mundo procurando soluções sustentáveis e demostrar que este novo modelo energético funciona na prática.

O Energy Observer é a primeira embarcação movida a hidrogénio, independente em termos energia sem emissão de gases com efeito de estufa nem de partículas finas. Este repto tecnológico e científico tem por aspiração testar, em condições extremas, estas tecnologias de ponta.

Desde a sua partida de Saint-Malo, em França, em Junho do ano passado, esta embarcação já percorreu mais de 9000 milhas náuticas. O navio é autónomo em energia graças a um sistema que combina três fontes de energia renovável – solar, eólica e hídrica – com o duplo armazenamento de baterias a hidrogénio produzido a bordo por eletrólise da água do mar.

São 101 escalas previstas em 50 países, liderada por Victorien Erussard, fundador do projeto e skipper, e Jerôme Delafosse, numa volta ao mundo para se tornar uma montra das inovações em matéria de transição ecológica e sensibilizar o maior número de pessoas sobre as energias renováveis, a biodiversidade, a agroecologia, a mobilidade ou ainda a economia circular, por ocasião das escalas, na sua “Village” itinerante, e nas redes sociais. Esta expedição do século XXI tem como foco principal a execução dos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU, sendo o Energy Observer o primeiro embaixador de França.

               A aventura do Energy Observer na “nossa capital”…

Lisboa é a terceira maior escala em 2018 da ‘Odisseia para o Futuro’. A cada etapa desta expedição, a tripulação vai ao encontro dos pioneiros que inovam com vista à transição ecológica e dos decisores políticos com o fim de os sensibilizar acerca do potencial do hidrogénio e das energias renováveis.

Tal como em Veneza, em Itália, o barco será acompanhado, desde o dia 21 de Setembro, pela sua “Village” itinerante. A “Village” Energy Observer tem por objetivo dar a conhecer aos visitantes a Odisseia para o Futuro do primeiro navio a hidrogénio à volta do mundo. Este espaço de exposição interativa e pedagógica é um espaço de encontros, de intercâmbios e de descobertas.

O barco será visível, mas não acessível ao público, na Praça do Comércio, em Lisboa, de 21 de Setembro a 1 de Outubro.

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!