Início Ensaios DS 3 1.6 BlueHDi “Dark Side”

DS 3 1.6 BlueHDi “Dark Side”

DS 3 1.6 BlueHDi “Dark Side”
0
0

“Na onda do 3D”

Como tornar um modelo mais apetecível? A DS Automobiles, marca que se “separou” da Citroën em 2014, opta por séries especiais e exclusivas. E este DS3 Dark Side é um exemplo disso mesmo.

Distinguindo-se nitidamente pela sua pintura Cinzento Shark texturada e pelas jantes e tecto pretos, mas com acabamento brilhante, o DS3 Dark Side pretende distinguir-se do restante parque automóvel, com detalhes que não estamos habituados a ver numa proposta produzida em série. No exterior, e no compacto “corpo” deste utilitário, destacam-se as conchas dos espelhos também em preto brilhante, contrastando com a grelha e puxadores com acabamento cromado. Para além desses toques, são visíveis os motivos geométricos 3D que dão uma textura extra a esta pintura especial.

O espírito do DS3 Dark Side é também perceptível nos pormenores, como é o caso da chave ou dos puxadores interiores, com acabamentos em titânio, únicos e fabricados através de uma impressora 3D. Já no seu interior, encontramos uma confortável posição de condução, graças aos bons bancos em pele, confortáveis e que dão um bom suporte lombar, contando ainda com aquecimento para os dias mais frios.

O equipamento é mesmo um dos pontos fortes deste modelo, seja o ar condicionado automático, o sistema de navegação com mirror-screen, os sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, auxiliados por câmara, cruise-control com limitador ou faróis LED, tudo isto são alguns dos elementos disponíveis de série. O habitáculo é espaçoso, tendo em conta a “fisionomia” deste modelo, com as três portas a não serem a melhor opção para quem procura uma vertente prática. De qualquer forma, destaque para a útil pega que ajuda nas saídas dos lugares traseiros. A bagageira conta com 285L, mais que suficiente para uma vida citadina.

Apesar de este modelo contar com um motor “normal” a fazer as hostes, o 1.6 BlueHDi de 100cv, consegue, mesmo alguns anos após o seu lançamento, manter um comportamento interessante e correto. Com umas generosas jantes de 17”, apresenta uma veia algo desportiva, graças à direção comunicativa e de peso correto, assim como uma afinação da suspensão que privilegia a dinâmica, sem sacrificar o conforto. Mas onde este propulsor se destaca é nos seus consumos, com uma média combinada a ficar pouco acima dos cinco litros a cada cem quilómetros, mesmo contando com uma caixa de cinco velocidades.

O DS3 Dark Side consegue ser diferente sem ser demasiado chamativo, mostrando que o que importa é ter classe, e muita atenção aos detalhes. Esta proposta não vai para nova, mas a sua exclusividade, vasto equipamento, comportamento divertido, assim como um motor poupado desculpam tudo isso.

Queres um DS3, mas algo mais desportivo? Clica aqui e dá uma vista de olhos ao Performance..

DS3 Dark Side 1.6 BlueHDi 100 CVM5

Especificações:

Potência – 100cv às 3750rpm
Binário – 254Nm às 1750rpm
Aceleração dos 0-100 (oficial): 11,8s
Velocidade Máxima (oficial): 189km/h
Consumo Combinado Anunciado (Medido) – 3,4l/100km (5,1l/100km)

Preços:
DS3 desde: 18.735 €
Preço da versão ensaiada :25.785 €

Carrega nas fotos e vê este DS3 Dark Side em detalhe:

DS 3 Dark Side
15.4 Pontos
O que gostámos mais:
- Comportamento - Consumos - Exclusividade
O que gostámos menos:
- Alguns plásticos - Transmissão de apenas 5 velocidades no motor de 100cv
Resumindo e concluíndo:
O DS 3 continua a ser um modelo exclusivo, ainda mais nestas edições especiais, como é o caso do Dark Side, que conta ainda com um motor bastante poupado e um equipamento generoso.
Motorização14
Perfomances14
Comportamento16
Consumos17
Interior15.5
Habitabilidade15.5
Materiais/Qualidade de construção14.5
Equipamento de Série16
Value for Money16
Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!