Início Notícias Os detalhes do novo Peugeot 308

Os detalhes do novo Peugeot 308

Os detalhes do novo Peugeot 308
0
0

“Por debaixo da pele”

A Peugeot desvendou as primeiras imagens do novo 308, o best-seller recebe agora um restyling muito ténue a nível da estética, mas, que o mudou muito na parte mecânica.

Sob o capot poderemos ver o novo motor diesel do grupo, o 1.5 BlueHDi que desevolve 130cv, mais 10cv que o 1.6BlueHDi que virá a subsituir. Este novo propulsor foi alvo de mais de 200 patentes durante o seu desenvolvimento, o que antecipa, desde logo, as grandes evoluções técnologicas. O 1.5 BlueHDi cumpre, sem surpresas, o padrão Euro6, o mais rigído até hoje no que toca a anti-poluição. Além do aumento de potência, a marca francesa revelou também que o consumo irá baixar entre 4 a 6%, graças a uma permutação de alta eficiencia e um sistema de combsutão inovador, experiência retirada através da vitória nas  24h de Le Mans de 2009, com o Peugeot 908 HDi.

Quanto aos motores a gasolina, estes também sofreram umas alterações. O 1.2 PureTech de três cilindros de 130cv cumpre também as normas Euro6 e promete uma redução no consumo em 4%. Passa a contar com um filtro de particulas e um sistema de despoluição mais eficiente, com novas tecnologias de catalizador, uma combustão optimizada, bem como materiais que oferecem uma melhor resistência térmica.

Estes dois motores vêm equipados com uma caixa manual de seis velocidades de nova geração, mais compacta e leve. A versão GT que conta com o motor 2.0 BlueHDi de 180cv passa a contar com uma nova transmissão automatica. A EAT8 substitui a EAT6. Esta, conta agora com mais duas relações, a nova automática de oito velocidades desenvolvida em colaboração com a Aisin é também mais compacta e leve (-2kg), promentendo um consumo mais reduzido em  7%.

Todas as ajudas de condução dos novos Peugeot 3008 e 5008 passam também a estar agora disponíveis no novo 308. Entre os quais encontram-se o aviso de colisão, a travagem de emergência automática, o alerta de transposição de faixa, os faróis com máximos automáticos ou o cruise-control adaptativo com função stop. Também passamos a encontrar o reconhecimento dos sinais de trânsito e a câmera de estacionamento traseira com visão aérea 180º.

O modelo mais apetecível, 308 GTi by Peugeot Sport, por sua vez, não recebe quaisquer alterações a nível de performance. Continua a contar com 270cv vindos do bloco 1.6 e-THP, que o faz cumprir a tarefa dos 0 aos 100km/h em apenas 6,0 segundos! De relembrar que este modelo conta com pneus Michelin Pilot Super Sport que envolvem umas jantes de 19”. Para travar, o 308 GTi conta com um potente sistema de travagem com uns discos de 380mm na dianteira e  268mm na traseira. Para um comportamento de excepção, está presente o diferencial de deslizamento limitado Torsen. No GTi, muda a estética, com uns novos para-choques e com a oferta de uma nova pintura ‘Coupe Franche’, juntando o Preto Magnetic com o Azul Perla Nera.

Gostam do 308 GTi? Vejam o ensaio que fizemos….

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!