Home Notícias Opel Corsa-e para Ralis já está em testes

Opel Corsa-e para Ralis já está em testes

Opel Corsa-e para Ralis já está em testes
0
0

“Rally silencioso” 

O futuro é de todos, esse é “lema” da Opel, marca que agora faz parte da PSA, e que demostra com um isso um interessante “boost” na sua gama de modelos.

Um dos quais é o Corsa, modelo que se coloca numa nova plataforma, partilhando muitos componentes com o seu “primo francês”, e que inicia agora uma carreira desportiva muito “silenciosa.”

Isto porque o Corsa-e entrou em testes para um inédito trofeu de ralis que será dispotado na Alemanha na próxima temporada de 2020/2021. Denominado ADAC Opel e-Rally Cup, trata-se de uma parceria entre o automóvel clube alemão e a marca de Rüsselsheim.

A Opel construiu dois exemplares Corsa-e Rally que estão a seguir uma bateria de testes de durabilidade no Centro de Testes de Dudenhofen. “Queremos que ambos os carros façam o maior número possível de quilómetros, o que nos permitirá reunir o máximo de informação numa fase inicial”, explica o Diretor da Opel Motorsport, Jörg Schrott. “Não existia experiência de carros elétricos em ralis em que nos pudéssemos basear, portanto tivemos que realizar cálculos e simulações na fase mais embrionária, os quais vão sendo agora gradualmente substituídos por dados recolhidos em condições reais. Entre os múltiplos aspetos em que nos estamos a debruçar, dedicamos particular atenção à gestão de cargas e temperaturas da bateria em condições de rali, ao mesmo tempo que vamos procedendo a adaptações do ‘software’. Tudo está a correr de acordo com o plano”, finaliza Jörg Schrott.

Na segunda fase do programa de desenvolvimento, os engenheiros da Opel Motorsport vão centrar atenções nas ‘performances’ do Corsa-e Rally de 100 kW (136 cv) de potência de forma a criar uma condição igual a todos os concorrentes, sem deixar de existir uma “veia desportiva”. Comparativamente ao Adam (no qual se baseia outro troféu), espera-se que este Corsa-e seja mais rápido, graças a um menor centro de gravidade, e um binário superior.

Uma vez concluído o programa de desenvolvimento do Corsa-e Rally, a Opel irá construir uma unidade que servirá de padrão para as de produção para equipas clientes. A marca prevê construir 20 exemplares para a temporada 2020/21, dos quais 15 serão entregues já no verão, a tempo da primeira prova de teste, a realizar no mês de julho.

Uma outra curiosidade são os modos de condução. O Corsa-e Rally conta o mesmo tipo de bateria que o automóvel de série. Sendo assim são 50 kWh de capacidade, com estes a conseguirem oferecer uma autonomia de 337 km de acordo com a norma WLTP.

De forma de otimizar a autonomia em prova, a gestão eletrónica permite optar entre três modos de funcionamento diferentes. No ‘Modo Competição’, todo o sistema debita a máxima potência e o máximo binário, para a melhor performance possível. Uma vez que os automóveis elétricos entregam binário máximo instantâneo, o ‘Modo Chuva’ modela a curva de binário para melhorar a tração em pisos escorregadios. Nas ligações entre provas especiais de classificação, as equipas irão ter a hipótese de selecionar o ‘Modo Eco’ para uma maior poupança de energia.

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!