Home Notícias Conhece o futuro elétrico da Jaguar Land Rover

Conhece o futuro elétrico da Jaguar Land Rover

Conhece o futuro elétrico da Jaguar Land Rover
0
0

“Tecnologia com Coração“ 

Esse, foi o tema principal do primeiro Tech Fest da Jaguar Land Rover, evento que analisou o papel positivo da tecnologia quando de forma a restruturar o setor automóvel.

E este Tech-Fest foi impactante, devido a esta notícia: A partir de 2020 todos os veículos produzidos pela Jaguar Land Rover serão eletrificados! Este anúncio feito pela empresa caiu que nem uma “bomba” no seu primeiro Tech Fest, evento de entrada gratis para o público.

Ralf Speth, CEO de Jaguar Land Rover, referiu: “Todas as novas linhas do modelo Jaguar Land Rover serão eletrificadas a partir de 2020, oferecendo ainda mais opções aos nossos clientes. Vamos apresentar um conjunto de produtos eletrificados em todas as nossas gamas de modelos, que incluirão veículos totalmente elétricos, híbridos de carregamento em tomada e híbridos suaves. O Jaguar I-PACE, o nosso primeiro SUV de elevadas prestações totalmente elétrico, será posto à venda no próximo ano”.

Vamos então conhecer o que a Jaguar/Land Rover apresentou nesta feira:

Jaguar E-Type Zero

O Jaguar E-Type Zero elétrico prepara para o futuro aquele que é um dos veículos mais famosos do mundo. Apelidado em tempos por Enzo Ferrari como “o veículo mais belo do mundo”, o E-Type combina agora pela primeira vez o seu imponente design com a energia elétrica. A referência do E-Type Zero é o Roadster Serie 1.5 de 1968 e inclui um novíssimo motor elétrico que acelera o veículo dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,5 segundos. A equipa da Jaguar Classic concebeu este modelo no novo centro Classic Works de Warwickshire (Reino Unido).

Jaguar I-PACE Concept

Com o I-PACE começámos do zero a projetar um SUV elétrico puro, personalizado e adaptado, criando assim um veículo que pode ser utilizado no dia-a-a-dia. Além de ser um SUV com elevadas prestações e aspeto imponente, conduzir este modelo é um verdadeiro prazer e estará à venda no próximo ano.

 

Jaguar FUTURE-TYPE

O Jaguar FUTURE-TYPE é a visão antecipada de como serão os veículos a partir de 2040. Este concept virtual totalmente autónomo explora a mobilidade no mundo online do futuro, onde os veículos podem ser partilhados, em vez de serem comprados. O interface do Future Type permite o acesso a vários ambientes digitais, isto é, trabalho, família ou ócio, escolhendo as opções necessárias em detrimento das que não necessita.

No centro destas opções encontra-se o Sayer, o volante inteligente que vai revolucionar o seu modo de vida. Apelidado assim para homenagear Malcom Sayer, projetista do E-Type, este volante funciona não apenas no interior do veículo como continua ativo na sua casa e passa a ser o seu melhor amigo.

Sayer é o primeiro volante activado por voz e equipado com inteligência artificial capaz de realizar centenas de tarefas. O seu avançado software de reconhecimento de voz responde às suas perguntas, dá-lhe conta das últimas notícias, organiza as suas viagens e escolhe o seu modo de entretenimento.

Sayer sabe o que tem no frigorífico e pode fazer as suas compras ou encomendar uma pizza. Nunca mais vai ficar sem leite em casa. Este vai passar a ser o seu dispositivo eletrónico preferido. Não é apenas a “chave” do seu veículo, mas também o seu cartão de membro do nosso clube de serviços ao dispor das suas necessidades. É um clube que oferece a propriedade exclusiva ou a opção de compartir o veículo com outras pessoas.

Para os nossos clientes, conduzir é muito mais do que ir do ponto A para o ponto B. é tirar o máximo partido da vida. Poderá estar sempre apto a experimentar a emoção de conduzir com as suas próprias mãos. No entanto, este é um volante sem precedentes.

Durante o Tech Fest 2017, a marca vai destacar inúmeros aspetos que fazem parte do passado, presente e futuro da Jaguar:

 

Resíduos para surfar

Este projeto criou a primeira prancha de surf fabricada unicamente com plástico de poliuretano reciclado e feita a partir de resíduos produzidos em ateliers de design de veículos. Lucy Campbell, a surfista número um do Reino Unido, testou recentemente a prancha de surf, fabricada em colaboração com o fabricante Skunkworks.

Lucy refere: “O oceano representa uma grande parte da minha vida, pelo que ajudar a fomentar a sensibilização acerca da necessidade de o conservar é algo muito importante para mim. Sabia muito pouco acerca do processo de design dos carros, razão pela qual tinha muita curiosidade em saber como a Jaguar Land Rover está a dar uma “segunda vida” aos seus materiais. Entrar na água e experimentar esta prancha pela primeira vez foi algo fantástico”.

A Jaguar Land Rover está apostada na total eliminação dos seus resíduos em locais ao ar livre, e o projeto “Resíduos para surfar” é um dos métodos mais inovadores para reciclar e dar uma segunda vida aos materiais que antes eram despejados em aterros sanitários. Já existem planos para criar um modelo de produção em série desta prancha de surf.

 

A autonomia no mundo real (Range Rover Sport)

Já começámos a testar veículos sem condutor no mundo real. Através da tecnologia Autonomous Urban Drive, qualquer veículo pode circular na cidade sem a necessidade de ter um condutor, respeitando os semáforos e circulando corretamente em cruzamentos e rotundas.

Esta nova tecnologia de investigação, projetada e desenvolvida no Reino Unido, está a ser utilizada num Range Rover Sport, aproximando-nos um pouco mais do nível quatro da tabela da autonomia dos novos veículos da Jaguar Land Rover que serão lançados durante a próxima década.

 

O seu mordomo digital

O novo Range Rover Velar foi projetado para o levar ainda mais longe e melhorar o seu dia-a-dia. Conta com tecnologia inteligente gerida por um processador de quatro núcleos: o cérebro por trás da beleza do Velar.

O sistema de infoentretenimento Touch Pro Duo introduz dois ecrãs tácteis de dez polegadas de alta definição. A esta tecnologia adaptada demos o nome Blade: o seu mordomo digital. Graças a ela, poderá interagir com o seu veículo a partir de qualquer local do mundo. Poderá colocar o seu veículo em funcionamento a partir do seu smartphone, abrir e fechar as portas, localizá-lo, verificar o nível do depósito de combustível ou mesmo aquecer o interior antes de entrar nele.

O sistema Blade decora o seu trajeto habitual, antecipa os seus comandos e necessidades, e fornece ao seu utilizador tudo o que este necessita … sempre sem o incomodar.

 

E-PACE: O novo “cachorro” da Jaguar

O Jaguar E-PACE é um SUV compacto com um desempenho sem igual e verdadeiramente elegante. Projetado e construído para ser bonito, divertido e inteligente, a sua condição de Jaguar é imediatamente reconhecida. É o veículo perfeito para o século XXI: ligado online, moderno, prático e com uma condução verdadeiramente cativante. Dá nas vistas por ser tão bonito, divertido depois de se conhecer e tem a alma e a integridade que tão bem caraterizam a Jaguar.

O Proyect Hero do Land Rover Discovery

O Proyect Hero, um Land Rover Discovery personalizado para ser utilizado pela Cruz Vermelha Austríaca tem a sua estreia no Reino Unido no âmbito do Tech Fest.

Projetado e construído pela equipa da Special Vehicle Operations (SVO) da Jaguar Land Rover, o Proyect Hero é um avançado veículo de comunicações que possui um drone ancorado no seu tejadilho capaz de aterrar no veículo em andamento, e com outras características que potenciam as capacidades do já por si robusto Land Rover Discovery.

O Proyect Hero foi criado para aumentar a ajuda e a colaboração entre a Jaguar Land Rover e a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICV/CV), a maior organização humanitária do mundo. Actualmente, as equipas de emergência da Cruz Vermelha austríaca estão a testar o modelo para ajudar a salvar vidas através da diminuição do tempo de resposta em caso de acidente ou calamidade natural.

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!