Início Carburadores 50 anos do lendário Alfa Romeo 33 Stradale

50 anos do lendário Alfa Romeo 33 Stradale

50 anos do lendário Alfa Romeo 33 Stradale
0
0

“La bellezza necessaria”

Este é um automóvel icónico, talvez o automóvel que faz o perfeito ponto de encontro entre o enaltecimento da tecnologia, com as soluções mecânicas a serem utilizadas na competição e tudo num estilo único e cada vez mais intemporal.

O Alfa Romeo 33 Stradale comemora o seu 50º aniversário. Este mítico automóvel foi apresentado pela primeira vez no dia 31 de Agosto de 1967, que era na altura, a véspera do GP de Itália de Fórmula 1, no Autódromo de Monza, momento oportuno, já que era a expressão máxima da ligação entre o mundo das corridas e os automóveis de estrada. Essa ligação era também selada pela presença do Quadrifoglio, utilizado pela primeira vez por Ugo Sivocci em 1923 e adoptado, a partir dos anos sessenta, como símbolo oficial da marca nos Alfa Romeo de performances desportivas mais exuberantes, como o novo Giulia Quadrifoglio de 510cv…

Esta beleza do 33 Stradale, tem um génio, Franco Scaglione, que aliou essa imagem à tecnologia que derivada directamente do Tipo 33, faz deste modelo um dos ícones mais representativos da Alfa Romeo.

O Museu Histórico Alfa Romeo de Arese presta agora a merecida homenagem a este modelo e, em geral, ao projecto 33 – automóveis de competição que ofereceram à Alfa Romeo uma longa série de extraordinários sucessos – através de uma exposição temporária, uma espécie de itinerário em 33 etapas que percorre a sua história, os seus protagonistas e os seus sucessos.

A mostra parte dos automóveis, a começar pelo protótipo do 33 Stradale exposto permanentemente no Museu no local de maior prestígio, diante da gigantesca instalação luminosa que representa o ADN Alfa Romeo. Em suma, o modelo 33 Stradale ainda hoje é exibido como exemplo de perfeito equilíbrio entre a mecânica sofisticada e o estilo que a reveste, numa harmonia que pode sintetizar-se numa frase cara à marca: “La bellezza necessaria”.

A exposição prossegue com cinco dos seis protótipos derivados do chassi do 33 realizados por grandes mestres do design de automóveis – Carabo, Iguana, 33/2 Speciale, Cuneo e Navajo – e com as viaturas de competição 33/2 Daytona, 33/3, 33 TT12 e 33 SC12 turbo. E com tantos outros capítulos de uma história que, desde 1967 até agora, tem contagiado a produção Alfa Romeo.

Preparada pelo Museu Histórico de Arese sob o nome “33 La bellezza necessaria”, a exposição estará aberta ao público a partir de 31 de Agosto durante o normal horário de funcionamento (todos os dias, excepto à terça‑feira, entre as 10 e as 18h00).

Esta é a primeira etapa de um programa de eventos que o Museu, a Alfa Romeo e a FCA Heritage – departamento do Grupo dedicado à tutela e à promoção do património histórico das marcas italianas da FCA – vai dedicar ao 50.º aniversário do 33 Stradale, sublinhando a ligação entre a história, inesgotável fonte de inspiração para a criação dos novos modelos, e o futuro, num equilíbrio entre inovar e, ao mesmo tempo, manter vivo o ADN da imagem única, inconfundível, dos modelos Alfa Romeo.

Ficaste com vontade de lá ir? Deixa a tua opinião no nosso facebook!

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!